Saiba como ficará o parque com marina em Florianópolis após investimento milionário
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Florianópolis
A construção do Parque Urbano Marina Beira-Mar Norte, em Florianópolis, avançou para uma nova etapa. A prefeitura da Capital obteve a Licença Ambiental de Instalação (LAI), documento que autoriza oficialmente o início das obras na região central da cidade.
O anúncio foi feito pelo prefeito Topázio Neto (PSD), que informou que a ordem de serviço deve ser assinada nos próximos dias, em ato com o governador Jorginho Mello (PL).
A Licença Ambiental de Instalação foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e representa a última autorização necessária para o início do empreendimento. Com o aval do órgão ambiental, o município está legalmente habilitado a iniciar as intervenções previstas para a área da Beira-Mar Norte.
De acordo com a prefeitura, o processo de licenciamento foi conduzido ao longo de vários anos e atendeu às exigências técnicas e legais estabelecidas pelos órgãos ambientais.
Projeto prevê parque urbano e marina de grande porte

O Parque Urbano Marina Beira-Mar Norte terá 440 mil metros quadrados de área total e contará com um investimento de R$ 350 milhões. A execução das obras ficará a cargo da empresa JL Construções, de Cascavel (PR), selecionada por meio de processo licitatório.
O contrato estabelece uma concessão de 35 anos para exploração comercial do parque. O cronograma prevê que a primeira etapa das obras, que inclui aterro, implantação dos principais equipamentos públicos e serviços de jardinagem, seja concluída em dois anos e meio.
Conteúdos em alta
A etapa seguinte, voltada à conclusão da marina, terá prazo adicional de um ano e meio, totalizando quatro anos para a entrega completa do empreendimento.
Segundo a administração municipal, o projeto do Parque Urbano Marina Beira-Mar Norte foi desenvolvido como uma iniciativa estratégica de requalificação da orla, com foco no uso público, ampliação das áreas de lazer e ordenamento da ocupação da Beira-Mar Norte.
O empreendimento foi planejado dentro das normas ambientais e urbanísticas vigentes e passou por todas as etapas exigidas no processo de licenciamento.
Como isso impacta sua vida?
A liberação da licença ambiental permite o início de uma obra de grande porte que deve transformar uma das principais áreas urbanas de Florianópolis. Além de criar novos espaços de lazer e convivência, o projeto pode gerar empregos, movimentar a economia local e influenciar modelos de requalificação urbana em outras cidades de Santa Catarina.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.