Câmara analisa proposta de construir píer para Clube de Canoagem em Jaraguá
Foto: Divulgação/ Câmara de Vereados de Jaraguá do Sul
A construção de um píer para o Clube de Canoagem Kentucky, às margens do Rio Itapocu, foi solicitada na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. A indicação é de autoria do vereador Professor Fernando Alflen (PL) e tem como objetivo garantir mais segurança, agilidade operacional e melhores condições para ações ambientais e de salvamento realizadas pelo grupo.
A proposta passou pela pauta da sessão desta quinta-feira (12) e solicita que o Poder Executivo viabilize a construção de um acesso estruturado para entrada e saída de equipamentos do clube.
De acordo com o vereador, atualmente os participantes enfrentam dificuldades principalmente durante as ações de limpeza do Rio Itapocu. A inexistência de uma estrutura adequada torna o embarque e desembarque mais arriscado, tanto para as equipes quanto para os equipamentos.
A indicação sugere a implantação de um acesso do tipo píer, permitindo embarque e desembarque seguros de caiaques e canoas.
Estrutura pode fortalecer ações ambientais e emergenciais
O Clube de Canoagem Kentucky realiza, de forma recorrente, ações voluntárias de limpeza e preservação do Rio Itapocu. As atividades contribuem para a proteção ambiental, melhoria da qualidade da água e conscientização da comunidade sobre a importância da conservação dos recursos hídricos.
Segundo a justificativa apresentada, a ausência de estrutura adequada aumenta o risco de acidentes, pode causar danos aos caiaques e ainda gerar impactos nas margens do rio devido a acessos improvisados.
Conteúdos em alta
Além das iniciativas ambientais, o clube também atua em apoio a operações de busca e salvamento. Conforme o vereador, nessas situações o tempo de resposta e a segurança das equipes são determinantes, o que reforça a necessidade de uma estrutura estável e segura.
A proposta agora depende da análise e eventual encaminhamento por parte do Executivo municipal.
Como isso impacta sua vida?
A melhoria da estrutura no Rio Itapocu pode significar mais segurança para quem participa de ações ambientais, além de agilidade em situações de emergência no município. Também reforça a preservação de um dos principais recursos naturais de Jaraguá do Sul, beneficiando diretamente a qualidade de vida da população.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.