Siga o JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região no Google
E veja as notícias de Jaraguá do Sul e região com destaque nas suas buscas.
Jaraguá do Sul homenageia lenda que ajudou a difundir o badminton no Brasil; confira!
Jaraguá do Sul recebeu nesta semana um dos maiores Campeonatos Brasileiros de Badminton dos últimos cinco anos. A abertura oficial do torneio, realizada na Arena Jaraguá, também reservou um momento especial para um personagem ligado à história da modalidade no país.
Bujung Witarsa, de 84 anos, mais conhecido como Bo, foi homenageado pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). Imigrante indonésio, ele é reconhecido nacionalmente como um dos pioneiros e primeiros professores de badminton no Brasil.
A homenagem ocorreu durante a abertura oficial do Campeonato Brasileiro Interclubes de Badminton, na quinta-feira (10). O torneio vale pela quarta etapa do Circuito Nacional.
O presidente da CBBd, José Roberto Santini Campos, entregou uma placa a Bo Witarsa durante a cerimônia. Também participaram da abertura a secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, Ivana Atanásio Dias, e o presidente da Associação Jaraguaense de Badminton (AJB), Nathannael Lima.
Dos primeiros alunos à homenagem em Jaraguá do Sul
Bo agradeceu o reconhecimento e destacou que uma das maiores recompensas de sua trajetória é acompanhar o desenvolvimento dos atletas.
“Fico muito feliz, porque não é todo dia que ganho essas lembranças, exceto ver os meus jogadores indo para frente, o que já é muito bom”, afirmou.
Ao falar sobre o futuro do badminton brasileiro, ele defendeu disciplina e dedicação aos treinamentos.
“Na Indonésia, o atleta fica horas treinando um mesmo movimento e precisamos ter essa referência”, disse.
A trajetória de Bo no badminton brasileiro começou na década de 1980. Ele passou a implementar e dar aulas da modalidade na Escola Americana de Campinas.
Posteriormente, levou o badminton para clubes tradicionais, como Guarani e Hípica, ajudando a transformar a região em uma referência nacional no esporte.
Anos depois, Bo Witarsa mudou-se para Jaraguá do Sul. Na cidade, segue ativo na modalidade e participa de projetos sociais e esportivos.
Campeonato reúne 537 atletas na Arena Jaraguá
O Campeonato Brasileiro Interclubes de Badminton reúne 537 atletas de 68 clubes e 18 Estados do país em Jaraguá do Sul. São 322 homens e 215 mulheres na competição. Entre os participantes, 15 atletas representam a Secel/AJB.
Os jogos ocorrem diariamente, das 8h às 20h, até domingo (13), quando o campeonato chega ao fim. A disputa contempla sete categorias: sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-19, sub-23 e principal.
Como isso impacta sua vida?
Para quem acompanha esporte em Jaraguá do Sul, o campeonato coloca a cidade no circuito nacional do badminton e permite acompanhar na Arena Jaraguá atletas de 18 Estados. A competição segue até domingo (13), com jogos entre 8h e 20h.

