Safra de arroz permanece estável em Santa Catarina
Santa Catarina permanece na segunda posição entre os estados produtores de arroz
Santa Catarina teve uma redução na área de cultivo de 0,79% da safra de arroz de 2020/21, mas a produção se manteve praticamente a mesma da safra passada: 1,25 milhão de toneladas. Segundo a Epagri/Cepa, isso se deve ao aumento de produtividade no Sul catarinense, que hoje concentra 67% da produção estadual do grão. Santa Catarina permanece na segunda posição entre os estados produtores de arroz, contribuindo nesta safra com cerca de 11% da produção nacional.
Leia mais:
- Há sete anos fazendo parte da vida de Jaraguá do Sul
- Receita libera consulta a terceiro lote de restituição do IR
- Confira mais notícias em jdv.com.br
O engenheiro-agrônomo João Rogério Alves, analista da Epagri/Cepa, relata que no estado houve incremento de 0,37% na produtividade, passando dos 8.391 kg/ha para atuais 8.422 kg/ha, enquanto Araranguá registrou uma produtividade 1,54% maior. “Isso se deve a fatores como a aplicação de tecnologias, o clima favorável e o cultivo de variedades da Epagri, com alto potencial de produtividade”, explicou.
Alves diz que a cada ano há crescimento na produtividade média obtida nas safras, especialmente na região Sul. Isso acontece graças a um conjunto de fatores, como distribuição de chuvas, luminosidade adequada, uso de cultivares de alto potencial produtivo e incremento tecnológico. “Portanto, com os números de 2021, podemos considerar uma excelente safra também”, disse.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Conteúdos em alta