Coronavirus

Covid-19: parceria com universidade irá aplicar mais de mil testes em assintomáticos em Jaraguá

Foto: Banco de Imagens JDV

Parceria firmada em abril entre a Prefeitura, a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul com uma universidade da cidade será dado mais um passo no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

No dia 21 de julho ocorreu o lançamento do Semáforo Covid-19 e da pesquisa, tendo à frente o Centro Universitário juntamente com Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Leia mais: 

O Semáforo Covid-19 é um painel dividido em quatro estágios. A graduação do sistema classificatório considera o RT (taxa de contágio) e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. Será feita também uma campanha de testagem que impactará cerca de três mil habitantes assintomáticos, com coletas em todos os bairros da cidade.

Mil e quinhentos testes serão aplicados na primeira semana de agosto e, após, um intervalo de 10 a 20 dias, a segunda etapa contará com mais 1,5 mil testes. A seleção dos convidados a participar será randômica e levará em consideração critérios como faixa etária, sexo, comorbidade e endereço.

Caso o escolhido prefira não passar pela testagem, terá a opção de declinar.

A intenção da amostragem científica e estatística sobre a presença da SARS-CoV-2 na população é, por meio de um algoritmo, permitir antever a realidade dos próximos dias. A inspiração para o desenvolvimento da tecnologia veio de uma ferramenta utilizada na Alemanha, país que tem se destacado nas ações de saúde.

A universidade participa da campanha de testagem por meio da atuação no grupo científico, como responsável pela elaboração do projeto, ao fornecer o treinamento para profissionais da área da saúde da Prefeitura que vão coletar as amostras e aplicar questionário e, também, ao viabilizar análise e interpretação dos resultados.

A Prefeitura é responsável pelas coletas das amostras e logística do processo. E a Acijs contribui diretamente com o auxílio financeiro para aquisição de kits diagnóstico.