Cultura

Osterpark precisa de voluntários para auxiliar na produção de rosetas para escultura

Os interessados devem procurar o artista na parte externa do Parque de Eventos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h. No fim de semana, garante, a ideia é promover um mutirão para acelerar a produção das rosetas

25/02/2020

A escultura metálica denominada “Cordeiro de Deus”, novidade da quarta edição da Osterpark (Parque da Páscoa), de 7 de março a 5 de abril, no Parque Municipal de Eventos, está em fase de acabamento.

A etapa de confecção das rosetas de fibras de estofados, que irão simbolizar a pelagem do cordeiro, seguem sendo produzidas. Porém, como a produção ainda não alcançou a quantidade necessária, estimada em 8 mil unidades, o artista plástico caririense Romeu Viana está convocando a comunidade para se somar aos voluntários dos Clubes de Mães e da Weg.

Parte das rosetas estão armazenadas em sala localizada no pavilhão A do Parque de Eventos.

Na manhã de ontem, Romeu estava trabalhando com o equipamento de solda, ajustando detalhes do Cordeiro, como o telamento externo onde serão inseridas as rosetas, uma a uma. O processo de colocação de gesso nas orelhas, patas e no rosto do Cordeiro também está em curso. Segundo ele, a instabilidade climática das últimas semanas atrasou as etapas de da obra.

Paralelamente, a presidente da Associação dos Clubes  de Mães de Jaraguá do Sul, Ires Hildebrandt Del Mestre, e a coordenadora voluntária da Osterpark, Waltraud Schütze Vieira, conferiam detalhes da decoração do evento pascal no pavilhão A. Segundo Ires, as voluntárias fizeram 12 mil casquinhas plásticas de ovos, revestidas com fitas e EVA, para decorar a Árvore da Páscoa.

A ideia de introduzir o “Cordeiro de Deus” na 4ª Osterpark partiu de integrantes da Associação dos Clubes de Mães, artistas locais e de grupo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedein). Também conta com apoio do Grupo de Turismo Religioso de Jaraguá do Sul e de empresas que contribuíram  com matéria-prima à escultura, como WEG, Sol Paragliders, Toldos Figueira e Estofados Jardim.

Mutirão no fim de semana
Romeu Viana atua de segunda a sexta-feira na confecção do “Cordeiro de Deus”, feito a partir de sucatas de ferro reciclável, que mede 5,5 metros de altura por 5 metros de largura e 3 metros de profundidade. Ele aguarda os interessados em doar parte do tempo disponível do dia para finalizar as rosetas para o evento pascal.

Os interessados devem procurar o artista na parte externa do Parque de Eventos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h. No fim de semana, garante, a ideia é promover um mutirão para acelerar a produção das rosetas. A voluntária Verenis da Silva, que atua desde o início do projeto, ontem se dedicava à produção das rosetas, enrolando a fibra e prendendo a peça com linha de overlock. Ela mostrava com orgulho o montante produzido até aqui, que segue armazenado. A colocação coletiva das rosetas deve começar cerca de dois dias antes do início da Osterpark.

Notícias relacionadas

x