Colunas

A Propósito

A foto, supõe-se que de 1940, mostra a passagem da comitiva do presidente Getúlio Vargas por Guaramirim rumo a Curitiba, depois de uma visita a Joinville, onde foi conhecer o parque industrial de uma cidade onde se trabalha. Entre os anos de 1937 e 1945, os sindicatos trabalhavam na propagação dos planos de Getúlio, incitando seus filiados a apoiarem as políticas nacionalistas do presidente-ditador. Que proibiu que se falasse no país outro idioma que não o português. O 1º Congresso dos Operários, em 1934, homenageou o gaúcho Lindolfo Collor, farmacêutico e jornalista (avô do ex-presidente Fernando Collor de Mello), filiado ao Partido Republicano, que seria, mais tarde, o ministro do Trabalho de Getúlio, a maior liderança política do PTB até hoje. Leia mais:

23/05/2019

Por

Nascido em Blumenau, 70 anos, 55 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

A Propósito

A Propósito

A foto, supõe-se que de 1940, mostra a passagem da comitiva do presidente Getúlio Vargas por Guaramirim rumo a Curitiba, depois de uma visita a Joinville, onde foi conhecer o parque industrial de uma cidade “onde se trabalha”. Entre os anos de 1937 e 1945, os sindicatos trabalhavam na propagação dos planos de Getúlio, incitando seus filiados a apoiarem as políticas nacionalistas do presidente-ditador. Que proibiu que se falasse no país outro idioma que não o português. O 1º Congresso dos Operários, em 1934, homenageou o gaúcho Lindolfo Collor, farmacêutico e jornalista (avô do ex-presidente Fernando Collor de Mello), filiado ao Partido Republicano, que seria, mais tarde, o ministro do Trabalho de Getúlio, a maior liderança política do PTB até hoje.

CURIOSIDADES

• Durante a segunda Guerra Mundial na década de 1940, a Inglaterra, querendo derrotar a Alemanha a qualquer custo, fez um experimento com agulhas de costura de uma grande marca de fornecedores da época.

• A ideia era fabricar dardos com as agulhas, contendo antraz ou ricina. Uma proteína presente nas sementes da mamona, letal e agressiva, é considerada uma das mais perigosas toxinas vegetais existentes.

• Cada bomba levaria cerca de 30 mil dardos envenenados. Em testes feitos em animais a proporção de acerto foi de 90% dos animais de pé e 17% dos que estavam na trincheira (uma vala de proteção aos soldados).

• Se a pessoa arrancasse a agulha do corpo em 30 segundos depois de atingida, morreria em menos de meia hora. Se retirasse a agulha (dardo) antes de 30 segundos, em cinco minutos sofreria um colapso que a deixaria aleijada.

• Mas os testes não avançaram apesar da eficácia destrutiva comprovada e do baixíssimo custo de produção, A justificativa do Ministério da Defesa foi deque os dardos não atingiriam inimigos protegidos em prédios ou veículos. Alvos naturais de bombas sem as agulhas.

HOJE

Neste dia, em 2002, nasceu em São Bernardo do Campo (SP), a atriz, modelo e apresentadora do SBT, Maisa da Silva Andrade. Em 2009, morreu aos 61 anos de idade em São Paulo, de mal súbito o cantor, compositor e instrumentista José Rodrigues Trindade, o Zé Rodrix. Hoje é dia de Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis.

Propaganda de sucesso

Em 1926 a Nestlé promovia em anúncio sua famosa Farinha Láctea. O anúncio produzido em desenhos, mostrava uma criança brincando e se alimentando de mingau feito pela farinha. A recomendação às mães era fazer por meio de uma caixa postal para que o público recebesse amostras e brochuras de forma gratuita.

FRASE

“Eu não tenho ídolos. Tenho, sim, admiração por trabalho, dedicação e competência”. Ayrton Senna da Silva (1960/1994), tricampeão de Fórmula 1, morto em acidente no GP de Ímola, Itália.

Notícias relacionadas

x