Colunas

A proposito

Curiosidades, memória da propaganda, personalidades e acontecimentos que, a proposito, marcaram a história de Jaraguá do Sul e região

07/12/2023

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

A proposito – A antiga estação ferroviária de Jaraguá do Sul, localizada no Centro histórico e atual biblioteca municipal, não serviu apenas como ponto de embarque e desembarque de passageiros, ou de cargas. Ivo Kretzer comenta a foto: “plataforma do armazém ferroviário, local onde meu pai, o ex-combatente Fridolino Irineu Kretzer (1922-2012) e outros pracinhas da Força Expedicionária Brasileira embarcaram para lutar na Segunda Guerra Mundial.

a proposito

A Propósito – Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Edson Kreis

 

CURIOSIDADES

*Os antigos habitantes da Mesopotâmia foram os primeiros a produzir um tipo de sabão cozinhando ácidos graxos, como a gordura obtida a partir de uma vaca, ovelha ou cabra abatidas, com uma porção de água e soda cáustica. O resultado dessa mistureba toda era uma gosma oleosa e fedorenta.

*Uma outra menção ao produto de higiene aparece no livro do estudioso romano Plínio, o Velho, intitulado The Natural History of Pliny, escrito em 77 D.C.. Ele descreveu o sabão como uma pomada feita de sebo derivado da gordura de carne bovina e cinzas que os gauleses, em especial os homens, aplicavam em seus cabelos para dar uma tonalidade avermelhada.

*Já na Idade Média, novos sabonetes à base de óleo vegetal, aclamados por sua suavidade e pureza, além do cheiro mais agradável, passaram a ser usados ​​como itens de luxo entre as classes mais privilegiadas da Europa. O primeiro deles feito à base de óleo de oliva infundido com óleo de louro aromático, foi produzido na Síria.

*O assentamento das colônias americanas coincidiu com o período de 1500 a 1700, quando a maioria dos europeus, privilegiados ou pobres, abandonou o banho regular por medo de que a água realmente espalhasse doenças. Os colonos usavam o produto, principalmente, para a limpeza doméstica.

*No novo continente, a fundação de fábricas de sabão como a Colgate, com sede em Nova York (fundada em 1807), ou a Procter & Gamble, com sede em Cincinnati (fundada em 1837), aumentou a escala da produção do material, mas pouco fez para alterar seus ingredientes ou uso.

*A guerra civil nos EUA (1861/1866) foi o divisor de águas. Graças aos reformadores que divulgaram a lavagem regular com água e sabão como medida sanitária para ajudar no esforço de guerra da União, tomando banho para a higiene pessoal. A demanda pelo produto aumentou dramaticamente entre as massas.

 

CAFIASPIRINA

a proposito

A Propósito – Cafiaspirina

A proposito – No começo do século 20, a Bayer lançou campanha publicitária apresentada no dia 10 de novembro de 1923. A empresa recomendava o uso da Cafiaspirina para a cura de nevralgias ( fortes dores nos nervos). O medicamento está disponível até hoje nas farmácias.

 

ROBERTA CLOSE

a proposito

A Propósito – Roberta Close

 

A proposito – Roberta Gambine Moreira, ou simplesmente Roberta Close, nasceu no dia 7 de dezembro de 1964 na cidade do Rio de Janeiro. Atriz e modelo, foi a primeira modelo trans a posar nua para a edição brasileira da revista Playboy. O sobrenome artístico “Close” veio em função da extinta revista Close, para a qual Roberta posou em 1981. Desde 1988 é casada com o empresário suíço Roland Granach.

 

Leia também>>> Comunidade se une em ação solidária para apoiar Lucas Hioan em 2023

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x