Buscar
Editorias
Curiosidades, memória da propaganda, personalidades e acontecimentos que, a proposito, marcaram a história de Jaraguá do Sul e região
*Os antigos habitantes da Mesopotâmia foram os primeiros a produzir um tipo de sabão cozinhando ácidos graxos, como a gordura obtida a partir de uma vaca, ovelha ou cabra abatidas, com uma porção de água e soda cáustica. O resultado dessa mistureba toda era uma gosma oleosa e fedorenta.
*Uma outra menção ao produto de higiene aparece no livro do estudioso romano Plínio, o Velho, intitulado The Natural History of Pliny, escrito em 77 D.C.. Ele descreveu o sabão como uma pomada feita de sebo derivado da gordura de carne bovina e cinzas que os gauleses, em especial os homens, aplicavam em seus cabelos para dar uma tonalidade avermelhada.
*Já na Idade Média, novos sabonetes à base de óleo vegetal, aclamados por sua suavidade e pureza, além do cheiro mais agradável, passaram a ser usados como itens de luxo entre as classes mais privilegiadas da Europa. O primeiro deles feito à base de óleo de oliva infundido com óleo de louro aromático, foi produzido na Síria.
*O assentamento das colônias americanas coincidiu com o período de 1500 a 1700, quando a maioria dos europeus, privilegiados ou pobres, abandonou o banho regular por medo de que a água realmente espalhasse doenças. Os colonos usavam o produto, principalmente, para a limpeza doméstica.
*No novo continente, a fundação de fábricas de sabão como a Colgate, com sede em Nova York (fundada em 1807), ou a Procter & Gamble, com sede em Cincinnati (fundada em 1837), aumentou a escala da produção do material, mas pouco fez para alterar seus ingredientes ou uso.
*A guerra civil nos EUA (1861/1866) foi o divisor de águas. Graças aos reformadores que divulgaram a lavagem regular com água e sabão como medida sanitária para ajudar no esforço de guerra da União, tomando banho para a higiene pessoal. A demanda pelo produto aumentou dramaticamente entre as massas.
Leia também>>> Comunidade se une em ação solidária para apoiar Lucas Hioan em 2023
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline