Colunas

A Propósito – A foto mostra o início da construção da nova Igreja de Nossa Senhora da Glória…

A Propósito – Curiosidades, memória da propaganda, personalidades e acontecimentos que marcaram a história de Jaraguá do Sul e região

11/04/2024

A Propósito – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

A foto mostra o início da construção da nova Igreja de Nossa Senhora da Glória em 1925, na localidade de Massarandubinha, em Massaranduba. Arthur Delmonego comenta: “ Meu trisavô João Nicolau Petry era presidente da comunidade à época da construção dessa igreja que sempre admirei. O terreno foi doado por Nicolau Pedro Decker. (Fonte: Antigamente em Massaranduba/postado por Daniel Wischral).

 

a propósito

A Propósito – A foto mostra o início da construção da nova Igreja de Nossa Senhora da Glória…

 

A Propósito – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

CURIOSIDADES

 

*Até chegar ao nome café como o conhecemos, esse grão teve outros nomes Na Arábia, onde foi descoberto por acaso, o chamaram de qahwah. Quando a bebida foi para a Turquia, foi batizado de koffiee.

 

 

*Este nome foi emprestado pelos italianos, que o adaptaram para caffe. A partir do século 16, em Portugal, surgiu a palavra café, vinda do italiano. Ou seja, um país foi emprestando o nome para o outro até chegar no que conhecemos hoje em dia.

 

 

*O mundo vivia intensa crise e retração em 1932. Assim, para que fosse possível levar a delegação brasileira às Olimpíadas de Los Angeles o governo embarcou os 82 atletas em um navio com cargas curiosas: dois canhões, 270 pessoas entre técnicos, dirigentes e militares, alguns turistas que aproveitaram a carona e 55 mil sacas de café.

 

 

*A escolha dessas “cargas” não foi ao acaso. Os canhões, por exemplo, serviram para que o navio, chamado Itaquicê, passasse pelo Canal do Panamá sem pagar as taxas exigidas. Em relação ao café, os atletas tinham que vender as sacas nos portos em que atracavam para bancar boa parte das despesas.

 

 

* No Brasil o café só não é mais consumido que a água. Foi considerando essa realidade que a Associação Brasileira da Indústria do Café oficializou, em 2005, um dia para lembrar da bebida. O café tem cerca de 500 gêneros e mais de 6.000 espécies. A maior parte são árvores e arbustos tropicais.

 

 

*O Kopi Luwak é o café mais caro do mundo e é feito a partir de grãos expelidos nas fezes de um pequeno animal asiático: a civeta. O quilo de seus grãos pode chegar, em méia, entre US$ 1,3 mil a US$ 3 mil.

 

 

A Propósito – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Coletes Mme. Garnier

 

a propósito

No começo do século 20, Paris, na França, era referência na moda de homens e mulheres. As grandes marcas de roupas e acessórios faziam questão de reforçar a referência, principalmente quando seus produtos eram importados. Em 1903, a marca Mme. Garnier apresentou sua linha de coletes para mulheres. Apontando os benefícios para fins estéticos como também para cuidados com a saúde.

 

 

A Propósito – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

HOJE/JOÃO 23

 

Em 11 de abril de 1963, o Papa João 23 publica a Pacem in Terris, a primeira encíclica dirigida a todos, em vez de somente aos católicos. Descrevendo nela as condições para a paz mundial em termos humanos. Ele morreu em 3 de junho do mesmo ano.

 

a propósito

 

A Propósito – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x