Sem categoria

Ação conscientiza jaraguaenses sobre uso adequado de parques para evitar contágio da COVID-19

Aglomerações devem ser evitadas para diminuir a contaminação pelo Coronavírus. 

04/05/2020

Por

Ação conscientiza jaraguaenses sobre uso adequado de parques para evitar contágio da COVID-19

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) continua, nesta semana, a ação de conscientização iniciada no último domingo (4) nos parques Arena e Via Verde, além do Ginásio Arthur Müller e na área de lazer da Rua Carlos Oechler, na Ilha da Figueira, em Jaraguá do Sul. 

A proposta, que teve apoio do Comitê de Combate ao Coronavírus, envolve a conscientização dos usuários destes locais sobre os procedimentos corretos para evitar a contaminação.

Houve a distribuição de máscaras, potes de álcool gel de bolso e material explicativo sobre a importância dos cuidados que evitam a transmissão.

A ação segue durante esta semana, com acompanhamento das áreas, para verificar a eficácia das orientações.

“As pessoas precisam se conscientizar de que os cuidados devem ser constantes, até mesmo nos momentos de lazer e de atividades físicas. É necessário continuar se cuidando e cuidando dos outros, também”, explica a secretária Cleide Mosca.

Leia mais:

O trabalho contou com parceria do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 e a Unicesumar.

No início da semana passada, a Prefeitura decidiu fechar o Morro das Antenas para visitação, quando, em plena pandemia, foram registradas imagens com aglomerações, tanto no Morro das Antenas, quanto no Parque Linear Via Verde.

O mesmo pode ocorrer com os parques, caso a utilização não seja considerada saudável.

Parques e praças foram liberados para uso recentemente, por meio de portarias emitidas pelo Secretaria de Estado da Saúde, mas é necessário que a população fique atenta para alguns cuidados, evitando-se a transmissão comunitária da covid-19.

As aglomerações são fontes de preocupações constantes das autoridades de saúde e principal  forma de contaminação da doença. Outras recomendações, além do distanciamento, envolvem o uso de máscara e de álcool gel.

As medidas de prevenção evitarão o colapso no sistema de saúde e mortes por causa da infecção.

Desta forma, a curva da doença não se elevará tão abruptamente, permitindo atendimento adequado a todos os que adoecerem por causa do vírus, que tem facilidade de propagação e pode levar à morte.  

Notícias relacionadas

x