Saúde

Ação de prevenção ao câncer de pele já tem data de realização

Em Jaraguá do Sul, 10 médicos dermatologistas participam voluntariamente da campanha no sábado (7). A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, serão oferecidos atendimentos gratuitos visando a detecção de casos, no Centro Vida, das 9 às 15 horas

30/11/2019

Por

Ação de prevenção ao câncer de pele já tem data de realização

O Dezembro Laranja marca a campanha de prevenção do câncer de pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em Jaraguá do Sul, 10 médicos dermatologistas participam voluntariamente da campanha no sábado (7). A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, serão oferecidos atendimentos gratuitos visando a detecção de casos, no Centro Vida, das 9 às 15 horas.

Os casos suspeitos serão encaminhados para tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No país, a expectativa é de que cerca de quatro mil médicos voluntários prestem atendimento gratuito para 30 mil pessoas. As consultas serão realizadas em cerca de 130 postos espalhados pelo Brasil. O mutirão ocorre desde 1999 e já beneficiou 600 mil pessoas.

Coordenador da campanha em Jaraguá do Sul, o dermatologista Michel Mentges esclarece que o evento ocorre na cidade há 10 anos e que nas últimas edições, em média cerca de 30 casos foram encaminhados para exames para confirmar a suspeita. “O importante é ter um diagnóstico precoce, uma vez que as estatísticas mostram Santa Catarina como o Estado com maior incidência deste tipo de câncer no Brasil”. A colonização europeia, com pele clara, e a exposição ao sol por causa de atividades expostas, como a agricultura, são fatores que potencializam esta posição.

Por não ser uma doença com notificação compulsória, que é quando a lei exige a comunicação do caso às autoridades de saúde, como o sarampo, por exemplo, as estimativas envolvendo números de câncer na cidade não são oficiais e não abrangem a totalidade da realidade.

Notícias relacionadas

x