Nacional

Adiamento das eleições é quase certo, mas devem acontecer ainda este ano

Entre os participantes, houve um consenso pelo adiamento do pleito por algumas semanas, garantindo que seja realizada ainda este ano

18/06/2020

Por

Adiamento das eleições é quase certo, mas devem acontecer ainda este ano

Na manhã de terça-feira (16), autoridades e especialistas em saúde participaram de uma reunião virtual para discutir a necessidade de adiamento das Eleições 2020 em razão da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19).

Entre os participantes, houve um consenso pelo adiamento do pleito por algumas semanas, garantindo que seja realizada ainda este ano, em data a ser definida pelo Congresso Nacional com base em uma janela que varia entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro.

Leia mais:

Canarinho pede R$340 mil para retornar o transporte coletivo em Jaraguá do Sul

Hospital São José e 14BPM de Jaraguá do Sul prestam homenagem a pequeno herói

Moisés não irá depor na CPI dos respiradores

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, destacou que “esse foi um encontro interessante entre ciência, direito e política com a proposta de encontrarmos a melhor solução para o país”. Ele afirmou ainda que a palavra final é do Legislativo, que deve deliberar para conciliar as demandas da saúde pública com a democracia”.

Barroso disse que o objetivo maior da reunião foi colher informações técnicas e científicas a respeito do adiamento. Segundo ele, o ideal é que essa definição seja feita até o dia 30 de junho, em virtude do calendário eleitoral. Ele falou da possibilidade de criação de uma cartilha de orientação para eleitores e mesários sobre como se comportar no dia da votação.

Ele também destacou as discussões que estão sendo analisadas no âmbito da Justiça Eleitoral, tais como a possibilidade de suspensão da identificação do eleitor por meio da biometria para diminuir o contato físico entre os envolvidos.

Este conteúdo é gratuito graça aos nossos patrocinadores. A Rio Vale Casas Pré- Fabricadas patrocina sua leitura. 

Notícias relacionadas

x