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Alunos da rede estadual de ensino serão avaliados por semestre e não por trimestre, no letivo de 2020

A proposta foi repassada aos mais de 2.500 gestores, servidores técnico-administrativos e equipe pedagógica das escolas estaduais

02/09/2020

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Alunos da rede estadual de ensino serão avaliados por semestre e não por trimestre, no letivo de 2020

Os mais de 500 mil alunos da rede estadual de ensino serão avaliados por semestre e não por trimestre, no letivo de 2020, em função do modelo especial adotado por causa da pandemia do novo coronavírus. A proposta foi repassada aos mais de 2.500 gestores, servidores técnico-administrativos e equipe pedagógica das escolas estaduais, no fim da tarde desta segunda-feira, 31.

O secretário da SED Natalino Uggioni participou da abertura da reunião virtual e destacou a importância das orientações: “São ações como essa reunião de hoje que têm fortalecido nosso alinhamento com as equipes gestoras das regiões e das escolas”. A definição desse processo de avaliação, conforme o secretário, aponta para uma retomada de atividades presenciais diferente de como eram as aulas em fevereiro e que compreende um período de resgate e reforço na aprendizagem.

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Em 2020, a frequência dos alunos será medida a partir da realização e entrega das atividades não presenciais. Os estudantes que apresentarem mais dificuldades, cujas médias em todas as disciplinas estejam abaixo de 6 no semestre, apenas terão acesso às notas com a solicitação dos pais ou responsáveis, para que seja realizada uma recuperação do processo de aprendizagem. As escolas têm autonomia para buscar o melhor formato de recuperação para os alunos que necessitarem.

Primeiro semestre é diagnóstico para (re)planejar percurso

Na avaliação do ano letivo de 2020, o fechamento do primeiro semestre representa o diagnóstico do percurso formativo dos estudantes. O período serve para orientar o (re)planejamento de estratégias pedagógicas que viabilizem ampliação do acesso e aprendizagem de todos os estudantes ao longo do segundo semestre. Isso exige a intensificação da busca ativa pelas escolas e a garantia de recuperação paralela aos estudantes que, por diversos motivos, não participaram das atividades escolares no primeiro semestre.

De acordo com o conceito, as notas referentes a esse período do ano letivo podem mudar. Médias publicadas ou que estiverem em aberto, no primeiro semestre, poderão ser reconsideradas até o final de 2020, junto com a divulgação da média anual. Os processos avaliativos de cada escola deverão ser amplamente comunicados às famílias, com os objetivos esclarecidos dentro do atual contexto de pandemia.

Como explica a diretora Maria Tereza, neste momento é necessário avaliar o que foi desenvolvido desde o início do ano letivo. “A avaliação escolar possibilita verificar se o que foi planejado e ensinado foi aprendido pelo estudante, ou seja, ela auxilia na identificação de avanços e lacunas para (re)definição de estratégias que permitam dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem”.

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