Jaraguá do Sul

Alunos ouvintes aprendem Libras para se comunicarem com colegas surdos

Novas turmas começam nas próximas semanas.

16/06/2023

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Oitenta estudantes da rede municipal de ensino das Escolas Antônio Estanislau Ayroro, Santo Estevão e Jonas Alves de Souza concluíram esta semana o curso básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecida pela Secretaria de Educação em parceria com a Allcet. Essas escolas têm em suas salas pelo menos um aluno surdo.

O programa visa incluir, cada vez mais, os alunos surdos da rede municipal de ensino, começando pela interação com os colegas de sala. O curso básico de Libras foi ofertado no bairro Vila Baependi uma vez por semana, no contraturno escolar, durante 13 encontros. Com apostila e professores formados, os alunos aprenderam a se comunicar por Libras e, durante a formatura, demonstraram um pouco do aprendizado por meio de apresentação de uma poesia toda em Libras.

Novas turmas começam nas próximas semanas. Mais 80 alunos participarão do curso, todos com colegas surdos. A secretária de Educação, Emanuela Wolff, explica que o resultado do programa é muito positivo. “Os alunos ouvintes e os alunos surdos aumentam a socialização quando a comunicação por Libras é estabelecida. Já sentimos isso nas salas de aula onde os colegas participaram do programa. Isso é inclusão e um aprendizado que todos levarão para a vida toda”, relata Emanuela.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

 

Notícias relacionadas

x