Geral

Apae de Guaramirim divulga a programação do “Agosto Laranja”

A primeira atividade do “Agosto Laranja” é a 4ª Carreata da Prevenção

02/08/2022

Por

Apae de Guaramirim divulga a programação do “Agosto Laranja”

F.J.Brugnago

Mantenedora do CAESP – Centro de Atendimento Educacional Especializado Maria Anna Malutta e Centro de Equoterapia Walter Adam, a Apae de Guaramirim tem um mês de atividades intensas alusivas ao “Agosto Laranja”, mês de conscientização e prevenção de Deficiências conforme Lei Municipal Nº 4.626/2019.

A primeira atividade do “Agosto Laranja” é a 4ª Carreata da Prevenção nesta terça-feira, 2 de agosto, a partir das 13h30min, com início na Instituição. A saída é da Rua Pedro Graf em direção à Rua 28 de Agosto, seguindo pelas Ruas João Ossowski, Gerônimo Correa, Antônio Zimmermann, Norberto Silveira Junior e Ver. João Pereira Lima, fazendo o retorno na rua Henrique Friedeman (Aciag) descendo pela Rua 28 de agosto sentido bairro Avaí, retornando à Apae.

A informação é da diretora do Caep, Noeli Lorenzi. De acordo com ela, no período de 21 a 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com o tema norteador “Superar Barreiras para Garantir a Inclusão”. No dia 22 é o dia “D”, onde todos estão convidados a usar a camiseta do “Agosto Laranja” e/ou algum adereço na cor laranja, fotografando e marcando a Apae nas redes sociais.

E no dia 23, pela manhã, acontecerá o Fórum de Prevenção de Deficiências e a estreia da peça “Alice na Cidade da Prevenção”, no auditório da Aciag.  Haverá também no dia 26, encontro dos médicos e enfermeiros da rede municipal com o médico geneticista Rui Fernando Pilotto, que já participou diversas vezes do Fórum.

O “Agosto Laranja” termina com a participação da Apae no desfile cívico-festivo dos 73 anos de Guaramirim, que retorna depois de dois anos de pandemia. O tema do desfile da Instituição faz uma abordagem a Prevenção de Deficiências e à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual com o tema norteador “Superar barreiras para garantir a inclusão”.

Fórum de prevenção tratará sobre medicamentos e exposição às telas

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Guaramirim é uma associação civil, beneficente, que tem como objetivo proporcionar atendimento de habilitação e reabilitação à pessoa com Deficiência Intelectual/Múltipla e TEA, promovendo seu desenvolvimento biopsicossocial e profissional, facilitando sua inclusão junto à família e sociedade, para o exercício pleno de sua cidadania.

E entidade tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

(Foto: F.J.Brugnago)

A Apae local atende atualmente 237 usuários e uma das suas bandeiras é a prevenção. Para isso, realiza ações continuadamente. Mantém o Caesp – Centro de Atendimento Educacional Especializado Maria Anna Malutta e Centro de Equoterapia Walter Adam, destinado à reabilitação de usuários mediante recomendação profissional.

O Fórum de Prevenção da Deficiência, que chega a nona edição, tem sido referência em Santa Catarina. Este ano será realizada no dia 23 de agosto, a partir das 7h30min, no auditório da Aciag. A programação inicia com a estreia às 8h do teatro da Apae – “Alice na Cidade da Prevenção”, envolvendo alunos da entidade e técnicos. É a terceira peça montada que mostrará, didaticamente, o cotidiano e as formas de prevenção.

Seguida à estreia do teatro será apresentado os serviços oferecidos pelo Caesp e, às 8h30min, a primeira palestra com a neurologista Erika Tavares Ferreira com o tema “Medicação, sim ou não? Quando? ”.

Outra palestra de relevante importância e que está no dia a dia em todas as famílias é “Riscos de exposição às telas”, com a neuropediatra Mariana Ribeiro e Silva. Após será aberto para perguntas.

As inscrições para o Fórum estão abertas até o dia 19 de agosto.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x