Corupá

Aprovado projeto de diagnóstico precoce do autismo em Corupá

Poderão ser aplicados nas unidades de saúde ou escolas, cabendo à Prefeitura a capacitação de professores da educação infantil e profissionais da saúde

18/08/2021

Por

Aprovado projeto de diagnóstico precoce do autismo em Corupá

O teste para diagnóstico precoce do Transtorno de Espectro do Autismo (TEA), agora é lei em Corupá. Projeto de lei de autoria do vereador Alfredo Gramm Sobrinho foi aprovado em votação única pela Câmara de Vereadores, por sete votos favoráveis. A lei determina a adoção de Instrumentos de Triagem de Desenvolvimento Infantil (IRDI), para crianças de 0 a 18 meses, e o M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toodlers), em crianças a partir de 18 a 36 meses.

Leia mais:

Poderão ser aplicados nas unidades de saúde ou escolas, cabendo à Prefeitura a capacitação de professores da educação infantil e profissionais da saúde. O M-CHAT é um teste clínico, com 14 perguntas, que não envolve laboratório e nem gera custos ao erário público.

O vereador Alfredo diz que a ideia é que essas estatísticas mensurem a evolução e possibilitem o georreferenciamento dos casos e que, “quanto mais rápido os traços de TEA forem identificados, mais rapidamente será iniciada a estimulação e mais efetivos serão os ganhos no desenvolvimento neuropsicomotor”.

Acrescenta que a “detecção precoce pode auxiliar a treinar habilidades que, se porventura houver um atraso no diagnóstico não poderão mais ser alcançadas”. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x