Jaraguá do Sul | 22/05/2026 | Atualizado em: 22/05/26 ás 16:34

Jaraguaense que resolve cubos mágicos em segundos vai disputar o Campeonato Brasileiro em 2026

PUBLICIDADE
Jaraguaense que resolve cubos mágicos em segundos vai disputar o Campeonato Brasileiro em 2026

Foto: Reprodução/Instagram @arturcubing

Resolver um cubo mágico em poucos segundos já virou esporte competitivo em diferentes partes do mundo. Com campeonatos oficiais, rankings internacionais e provas de velocidade, a modalidade também ganhou espaço entre jovens brasileiros nos últimos anos.

Em Jaraguá do Sul, um dos nomes que começou a se destacar nesse cenário é o de Artur Augusto Mendes. Aos 16 anos, o estudante da EEB Professor Heleodoro Borges conquistou resultados recentes no Joinville Open 2026, subiu no ranking nacional da categoria One Hand e agora vai representar a cidade no Campeonato Brasileiro de Cubo Mágico 2026, entre os dias 19 e 22 de novembro, em Goiânia (GO).

Recentemente o jaraguaense ganhou destaque no campeonato oficial da World Cube Association (WCA) após conquistar medalhas em diferentes modalidades, bater recordes pessoais e melhorar marcas importantes nas provas de velocidade.

Artur Mendes exibe medalhas conquistadas em campeonato de cubo mágico
Jaraguaense conquistou medalhas e subiu no ranking brasileiro da modalidade | Foto: Arquivo Pessoal

De curiosidade na internet para competições nacionais

A relação de Artur com o cubo mágico começou em 2022. Segundo o pai Daniél Mendes, a curiosidade surgiu depois que ele passou a assistir vídeos sobre o assunto na internet. Pouco tempo depois, ganhou um cubo simples do cunhado, Kallel, e decidiu aprender a resolver.

O interesse rapidamente virou rotina. Artur passou a praticar diariamente, comprou modelos utilizados em competições oficiais e começou a estudar técnicas usadas por atletas que acompanhava online. O que começou como passatempo dentro de casa acabou abrindo espaço para torneios estaduais e nacionais.

Coleção de cubos mágicos e modalidades utilizadas por Artur Mendes em competições
Artur compete em modalidades como 3×3, Pyraminx, Megaminx e One Hand | Foto: Arquivo Pessoal

Hoje, ele participa de diversas modalidades oficiais da WCA, como 2×2, 3×3, 4×4, 5×5, Pyraminx, Megaminx, Skewb, Clock, One Hand e até 3×3 vendado.

Medalhas, recordes e crescimento no ranking brasileiro

O crescimento de Artur nas competições chamou atenção nos últimos anos. Em 2025, ele conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Cubo Mágico, disputado em Curitiba (PR).

Neste ano, o jaraguaense já participou de dois campeonatos oficiais: o Curitiba Contra o Tempo, realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro, e o Itajaí ao Cubo.

Já no último ano, durante o Joinville Open 2025, o jaraguaense voltou a subir no pódio em diferentes categorias e melhorou marcas importantes.

O melhor tempo de Artur na modalidade clássica 3×3 é de 5,58 segundos, marca que o coloca entre os principais nomes do país na categoria. Já no One Hand, modalidade disputada com apenas uma mão, conseguiu marcas de 9,98 e depois 9,66 segundos.

Os resultados ajudaram Artur a subir para a sexta posição do ranking brasileiro na categoria One Hand. Além disso, ele conquistou medalhas em diferentes modalidades durante a competição disputada em Joinville.

Neste fim de semana, nos dias 23 e 24, Artur participa novamente do Joinville Open by Mueller 2026, competição oficial da World Cube Association (WCA) realizada em Joinville. O campeonato reúne competidores de diferentes estados brasileiros e terá disputas em modalidades oficiais do cubo mágico,

Rotina simples e treino diário

Apesar dos resultados expressivos, a preparação de Artur acontece de forma simples dentro de casa. Segundo a família, ele costuma estudar diariamente e depois dedica parte do tempo aos treinos com o cubo mágico.

“Conciliar os treinos e os estudos é simples para o Artur. Ele estuda um pouco todos os dias e depois pega um cubo e fica fazendo resoluções”, contou o pai, Daniél Mendes.

A reação das pessoas também costuma se repetir sempre que veem o jovem resolvendo um cubo em poucos segundos. “Impossível”, “nunca consegui resolver”, estão entre as frases que ele mais ouve durante apresentações e competições.

Brasileiro em Goiânia já está no radar

Agora, o foco está no Campeonato Brasileiro de Cubo Mágico 2026, que será disputado em Goiânia.

A inscrição de Artur já foi realizada, mas a família ainda busca formas de viabilizar a viagem até Goiás. Segundo os pais, já houve contato com a Prefeitura de Jaraguá do Sul em busca de apoio. Quem quiser ajudar pode contribuir pela chave Pix: arturaugustomendes@gmail.com.

Para a competição deste ano, a expectativa é ainda maior. “Para o Brasileiro deste ano ele se sente bem mais preparado e espera conseguir resultados ainda melhores”, afirmou a família.

Depois da experiência no Brasileiro passado e da evolução recente nos rankings nacionais, Artur acredita que chega mais preparado para disputar novos pódios.

Como isso impacta sua vida?

Histórias como a de Artur mostram como modalidades pouco conhecidas também movimentam jovens de Jaraguá do Sul e criam oportunidades fora dos esportes tradicionais. Além das medalhas, o cubo mágico acabou virando uma porta para viagens, amizades e competições nacionais ainda durante o ensino médio.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Maria Eduarda Günther

Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.

PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
wesdev.com.br