Saúde

Atual UAPS vai auxiliar pronto socorro nos casos de menor gravidade em Jaraguá do Sul

Agora, com o controle da Covid-19, o presidente do Conselho Administrativo do São José afirma que a UAPS será utilizada para desafogar o Pronto Socorro

15/04/2022

Vereadores visitaram esta semana o Hospital São José de Jaraguá do Sul e conferiram as obras que fazem parte da quarta fase do plano diretor da instituição. Após o término dos trabalhos, que têm investimentos de aproximadamente R$ 41,5 milhões, as alas do HSJ terão mais espaço para aumentar a capacidade de atendimento. O Centro de Material Esterilizado, o Centro de Cirurgia, a ala de recuperação pós-anestésica, a farmácia e a área de espera vão ganhar novos espaços e criar as condições necessárias para que o São José esteja credenciado junto ao Governo do Estado para realização de serviços de cardiologia de alta complexidade.

Atualmente, as pessoas que precisam desse tipo de procedimento são encaminhadas para outras cidades, principalmente para Mafra, no Norte de Santa Catarina, que é a referência. Com o credenciamento, o São José poderá atender a toda a região do Vale do Itapocu.

Os vereadores também conversaram com os administradores do Hospital sobre as filas nos atendimentos de urgência e emergência. O tema é recorrente na pauta de discussões do Legislativo e a diminuição do tempo de espera no Pronto Socorro é uma reivindicação de vários munícipes e dos próprios vereadores.

O presidente do Conselho Administrativo do São José, Paulo César Chiodini, fez uma apresentação dos atuais números da instituição e destacou os atendimentos realizados pela Unidade de Apoio ao Pronto Socorro (UAPS). Conforme a sua explicação, a Unidade foi criada para ajudar a diminuir o gargalo no Pronto Socorro do São José no contexto da pandemia de coronavírus, portanto, até o momento, só atendia a casos de infecção pela doença.

Agora, com o controle da Covid-19, ele afirma que a UAPS será utilizada para desafogar o Pronto Socorro, atendendo a pacientes menos graves e deixando as urgências e emergências no PS.

“A pandemia está sendo reduzida e essa estrutura vai ficar para apoiar. Então a gente tem a certeza que os serviços vão melhorar, principalmente nas questões de tempo de espera”, destacou Chiodini.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x