Jaraguá do Sul

AUTISMO/RESTRIÇÃO ALIMENTAR: Legislação permite que alunos levem alimentação especial de casa

Uma equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação de Jaraguá analisa caso por caso as solicitações de alimentação especial vinda das famílias das crianças.

05/10/2023

A Prefeitura de Jaraguá do Sul sempre se preocupou com o bem-estar das crianças da rede municipal de educação. Além do conteúdo pedagógico de excelência, o olhar atencioso à nutrição dos alunos sempre se fez presente. A Lei Municipal nº 9.453/2023 – que dispõe sobre o direito da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e alunos com restrição ou seletividade alimentar poderem levar seu próprio lanche para a escola pública ou privada no município de Jaraguá do Sul – e que foi sancionada pelo prefeito Jair Franzner no dia 28 de setembro, já era realidade nas escolas da rede municipal de educação. 

 

Uma equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação de Jaraguá analisa caso por caso as solicitações de alimentação especial vinda das famílias das crianças. Somente os casos de alimentação especial somam aproximadamente 350 alunos da rede municipal, sem contar os casos de seletividade alimentar. A todos os alunos com laudo médico é liberada a alimentação trazida de casa, sempre com a recomendação de que seja um lanche saudável e nutritivo.

 

A flexibilização da alimentação ofertada aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma prática realizada por meio de reunião com os pais, professores e nutricionistas, para melhor compreensão da situação alimentar da criança e qual a melhor forma de atender a essa situação. O setor de alimentação da Secretaria sempre procura evoluir a aceitação dos alimentos, para contribuir com a saúde do aluno e também promover a socialização nos momentos de refeição.

 

“Quando possível, são utilizados os alimentos disponíveis nas unidades escolares, mas, quando necessário, é permitido que os pais forneçam alimentos específicos pelos quais o aluno apresenta seletividade”, detalha a secretária de Educação Emanuela Wolff.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x