Guaramirim

Autorização para licitar a duplicação da SC-108 vira acontecimento histórico

Considerado como “um dia histórico”, a duplicação da SC-108, no trecho entre Guaramirim e Massaranduba, está mais perto de sair do papel

05/11/2021

Considerado como “um dia histórico”, a duplicação da SC-108, no trecho entre Guaramirim e Massaranduba, está mais perto de sair do papel. O governador Carlos Moisés autorizou o início do processo de licitação da obra, que cobrirá um trecho de aproximadamente 15 quilômetros. O trabalho tem um custo aproximado de R$ 212.075.280,89 com prazo de conclusão de 36 meses após a ordem de serviço. A solenidade de lançamento do edital ocorreu na sede da Aciag, na manhã de quinta-feira (4).

A forma a ser utilizada é o RDC – Regime Diferenciado de Contratação, que é uma alternativa mais eficiente, eficaz, ágil e transparente de contratação de obras públicas. Segundo o governador Carlos Moisés, a duplicação da rodovia é necessária por causa do alto fluxo de veículos e da sua conservação, onde diariamente são quase 20 mil carros e caminhões. Carlos Moisés lembrou ainda que a SC-108 é um importante corredor logístico entre a região do Vale do Itajaí, Vale do Itapocu e o Norte do Estado.

“Essa é uma duplicação muito importante, que vai impactar no desenvolvimento da região, além de trazer mais segurança para os moradores e para quem trafega pela rodovia. Toda obra de infraestrutura traz novos investimentos, emprego e renda. Essa é uma bandeira que o nosso governo levantou e estamos cumprindo”, ressaltou o governador.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Augusto Vieira, destacou que a duplicação da SC-108 faz parte de um projeto de intervenções do Governo do Estado na região Norte, que inclui a duplicação do trecho estadualizado da BR-280, já em andamento, e a futura pavimentação da SC-414, entre Luiz Alves, Massaranduba e a SC-108, na Vila Itoupava.

Thiago Vieira registrou que a SC-414 está com o processo para a licitação bem encaminhado, mas ainda não existe data para o lançamento da concorrência que vai impactar não apenas na parte de logística, mas sobretudo na mobilidade, disse.

O ato em Guaramirim foi acompanhado pelos deputados estaduais Vicente Caropreso, Onir Mocellin, Fernando Krelling, Maurício Eskudlark e Silvio Dreveck, além do senador Esperidião Amin, mais prefeitos, vereadores e lideranças de cidades da região.

Lideranças exaltam os investimentos na infraestrutura da região

Os deputados estaduais e o senador Amin, mais o prefeito de Guaramirim, enalteceram o trabalho do governo do Estado, que por meio de gestão eficiente, controle de gastos e economia, está dando uma nova realidade, sem recorrer a empréstimos. O prefeito Luís Antônio Chiodini reclamou de gestores anteriores a Moisés que pouco atendiam as reivindicações. “Agora é diferente, o governo nos ouve, nos atende, é verdadeiramente municipalista”, observou.

O prefeito de Massaranduba, Armindo Sesar Tassi, contou que a duplicação vai além do esperado. Segundo ele, as lideranças locais estavam lutando apenas pela restauração do trecho. Agora, com a duplicação da SC-108 e futura pavimentação da SC-414, ele acredita que haverá uma importante janela para o desenvolvimento regional. “Nós não esperávamos a duplicação, lutamos muito pela manutenção. Agora este sonho, que não existia, está se tornando uma realidade”, frisou Tassi.

Para Adilson Demathe, presidente da Aciag, toda a região Norte do Estado será contemplada com a duplicação. “Esse edital de licitação vem coroar o belo trabalho que o Governo do Estado vem fazendo para a nossa região, em especial. Estamos sendo muito contemplados pela atual gestão. São milhares de carros que fazem esse trajeto todos os dias. A questão da segurança também é fundamental para todos que transitam por aqui”.

O deputado Vicente Caropreso exaltou os investimentos que o Estado está fazendo na região, como a duplicação do trecho urbano da BR-280, a SC-110 do sopé da Serra do Jaraguá ao centro de Pomerode, a duplicação de Guaramirim a Massaranduba e, brevemente, também, a SC-414. “Esperamos, ainda, a participação do Estado na construção do Contorno Oeste, de Nereu Ramos ao Rio Cerro I, de 17 km. Estamos recebendo mais de R$ 400 milhões de investimentos. Não podemos reclamar deste governo, jamais imaginávamos isso”, completou.

Foto: F.J. Brugnago.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x