Santa Catarina

Avançam estudos para construção de novo teleférico em SC

Projeto para implantação da atração em Pomerode será apresentado em audiência pública

16/08/2023

A construção de um novo teleférico em Santa Catarina deu mais um passo. O projeto básico da futura atração, que funcionará em Pomerode junto ao Alles Park, o “parque da neve”, será apresentado em uma audiência pública marcada pela prefeitura para a próxima quarta-feira (23). A convocação indica que os estudos estão avançados.

O plano dos investidores é que o percurso tenha cerca de um quilômetro de extensão. As cabines partiriam de uma base a ser instalada nos fundos do parque, atrás do galpão onde hoje funciona a atração da neve. De lá, os passageiros serão transportados até o Morro da Turquia, a cerca de 600 metros de altitude.

O projeto em tramitação na prefeitura prevê a construção de um deck com mirante na estação de desembarque, no alto do morro. Ali também pode funcionar um restaurante, diz Cícero Fiedler, um dos responsáveis pelo empreendimento. Esta ideia, pondera o empresário, ainda está sendo avaliada. Trilhas ecológicas e atrações de arvorismo também estão no radar.

Só a construção do teleférico deve demandar investimentos de R$ 20 milhões – projetos complementares futuros vão aumentar esta fatura. O trabalho será executado pela Metalumínio, uma empresa mineira com mais de 30 anos de mercado e responsável por um em cada três equipamentos deste tipo instalados no Brasil.

Bondinho de um quilômetro de extensão vai ligar o Alles Park ao Morro da Turquia (Foto: Reprodução)

Para viabilizar a estrutura, serão necessárias a construção de nove torres de sustentação entre o trajeto. Isso exigiu um delicado estudo geológico, já feito. A quantidade de cabines que farão o percurso e a capacidade de passageiros de cada uma delas ainda não estão definidas – uma estimativa é de até seis lugares.

Segundo Fiedler, a ideia é ter uma estrutura apta a transportar de 1,5 mil a 2 mil pessoas por dia. O empresário é cauteloso com prazos. Vencida a análise do estudo de impacto de vizinhança (EIV), ainda serão necessários mais alguns meses para a elaboração de projetos complementares.

Com todas as licenças em mãos, a intenção dele é iniciar a obra ainda em 2023. Os trabalhos de implantação, porém, devem se estender por pelo menos três anos.

 

Conteúdo postado por NSCtotal

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x