Geral

Bons números colocam Jaraguá na liderança do top 10 do IGMA

IGMA – Índice de Gestão Municipal Áquila, medido entre as 326 cidades com mais de 100 mil habitantes, onde moram 58% da população brasileira

04/08/2021

Por

Bons números colocam Jaraguá na liderança do top 10 do IGMA

Jaraguá do Sul, Toledo, Apucarana, Indaiatuba, Maringá, Varginha, Sertãozinho, Erechim, Arapongas e Catanduvas, cidades catarinense, paranaense, paulista e mineira, lideram o Top 10 do IGMA – Índice de Gestão Municipal Áquila, medido entre as 326 cidades com mais de 100 mil habitantes, onde moram 58% da população brasileira.

Leia mais:

Jaraguá ganhou 73,34 de IGMA e lidera. Toledo, no Paraná, segundo colocado, tem IGMA de 73,23. A plataforma IGMA (Índice de Gestão Municipal Áquila) foi criada com a finalidade de acompanhar a evolução dos municípios brasileiros.

Na metodologia das Cidades Excelentes, ela é a bússola que possibilita o monitoramento de cada um dos pilares do círculo virtuoso de desenvolvimento municipal. Baseada no conceito de Big Data, o Índice é formado por 41 indicadores alimentados por fontes públicas. Os dados são alimentados automaticamente, assim que uma nova informação é disponibilizada.

São indicadores públicos ligados a cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento econômico e ordem pública. Jaraguá do Sul está concorrendo ao Prêmio Band Cidades Excelentes, parceria entre a TV Bandeirantes e o Instituto Áquila.

O seu IGMA é 73,34, o maior entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, no Brasil. O IGMA geral de Santa Catarina é 64,62, do Sul do Brasil 62,69 e do Brasil 53,34.

No pilar eficiência fiscal e transparência, o IGMA jaraguaense é de 80,43%, classificado como excelente, assim como no desenvolvimento socioeconômico e ordem pública: 81,46. Na educação, o IGMA é 79,44 e na infraestrutura e mobilidade urbana 69,24, considerado desenvolvido. Na saúde e bem estar o IGMA é 55,83, em desenvolvimento.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x