Variedades

Booktok: o Tiktok e sua influência no mercado literário

Usuários compartilham suas leituras em vídeos do aplicativo e livrarias adotam “preferidos do booktok” como uma categoria de venda

21/09/2023

Desde seu auge em 2021, o TikTok vem sendo responsável por influenciar diversos mercados inseridos, principalmente, no universo do entretenimento. Ainda que o aplicativo possua muitos sub públicos que consomem diferentes tipos de conteúdo, o TikTok hoje é responsável por ditar as músicas mais ouvidas, as tendências de moda mais usadas e até os livros mais lidos.

O ‘booktok’ é o grupo de usuários que consomem e produzem conteúdos literários. Desde o início das redes sociais, existem centenas de meios onde leitores se comunicavam sobre seus gostos e suas leituras recentes. No entanto, o que torna o TikTok diferente é seu poder de compartilhamento. Em especial, a possibilidade de trocar conteúdos com milhões de pessoas diferentes, inclusive com autores.

Durante a pandemia, quando os espaços físicos foram fechados, o TikTok atingiu seu auge e o mercado literário tornou-se totalmente voltado ao digital. Isso pois, muitas pessoas buscavam recomendações de leituras para entretenimento e, ao final, queriam compartilhar suas resenhas com outros leitores. Essa foi uma forma de se conectar com pessoas com os mesmos gostos, mesmo que de forma remota.

 

Escritores que aproveitaram a tendência

 

Muitos autores surfaram essa onda inicial do booktok e se colocaram como alguns dos escritores mais lidos do mundo, como é o caso de Colleen Hoover. A autora norte-americana, é dona de romances adultos e juvenis que inundaram o Tiktok e se tornaram alguns dos livros mais vendidos do Brasil.

Colleen é uma das autoras que aderiram ao Tiktok como forma de saber o que seus leitores comentam sobre as obras. De modo que conseguisse entender o que seu público quer ler e  usar a plataforma como um meio de divulgação de seus próximos trabalhos. A escritora já esteve presente em outras comunidades literárias como o Wattpad e comunidades do Facebook e foi uma das primeiras a utilizar as ideias de seu público como conteúdo para suas obras.

Como o booktok influenciou a divulgação de obras literárias

 

Os profissionais do mercado editorial já mudaram suas estratégias de produção após o booktok. Esse é o grande diferencial do TikTok como plataforma de comunicação. Ainda que leitores já se unissem na internet há algum tempo, nenhuma outra plataforma possuía o alcance amplo do booktok.

A partir das tendências do booktok, autores começaram a adaptar seus trabalhos para atenderem as buscas da nova geração de leitores. Romances, suspenses e fantasias são os gêneros mais buscados pelos tiktokers. Sendo o aplicativo, inclusive, o grande responsável pela popularização de romances com seres mágicos como fadas e sereias.

Além do simples compartilhamento de tendências, o booktok se tornou uma comunidade onde jovens — especialmente a chamada geração Z, grande usuária do aplicativo — abraçam gostos e histórias que antes não possuíam tanto reconhecimento e mercado. Por isso, explorar novos temas ampliou o universo literário e abriu ainda mais espaço para a criatividade.

O mercado editorial continua renovando-se mesmo após a pandemia e os livros podem ser encontrados nos mais diversos formatos, desde os clássicos físicos novos e seminovos até os e-books e audiobooks, todos para atender as mais diferentes exigências e estilos de vida.

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x