Jaraguá do Sul

Caminhada sobre Saúde Mental mobiliza a comunidade de Jaraguá do Sul

Após a caminhada, profissionais de Saúde Mental da Secretaria de Saúde informaram sobre questões relacionadas à temática

24/01/2023

Este é o mês de prevenção da Saúde Mental, integrante do Janeiro Branco, movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, da sociedade e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

No sábado (21), por iniciativa do Programa Jaraguá Mais Saudável e da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul foi realizada a “Caminhada Janeiro Branco”. A concentração ocorreu no canteiro do Jaraguá Mais Saudável, localizado no Calçadão da Marechal. O trajeto seguiu pela Marechal, depois a Reinoldo Rau e terminando em frente ao Museu Emílio da Silva.

O grupo foi pequeno, mas representativo, com cartazes e faixa. Após a caminhada, profissionais de Saúde Mental da Secretaria de Saúde informaram sobre questões relacionadas à temática. A população pode buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e nos CAPS para diagnóstico e tratamento da Saúde Mental. Saiba mais sobre os serviços no site: https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/servicos-da-saude.php.

Município tem serviços para diagnóstico e tratamento da doença

O mês de conscientização da Saúde Mental foi escolhido para ser janeiro por ser o primeiro mês do ano, que promove expectativas, desejos, metas e planos para a vida. Por isso, durante este mês, se busca conscientizar as pessoas sobre a importância de manter a Saúde Mental em dia e rever comportamentos e atitudes que podem ser nocivos ao bem-estar geral. Já a cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar folhas ou telas em branco, projetando mudanças. Em 2023, o tema da campanha é “A Vida Pede Equilíbrio”.

São inúmeros os transtornos relacionados a um desequilíbrio na Saúde Mental, a depender do nível de intensidade, como depressão, ansiedade, entre outros. “Os sintomas depressivos e as outras cargas de Saúde Mental estão em ascensão. A atenção às políticas públicas, a capacitação profissional para os atendimentos e prevenção dos agravos à saúde são necessárias para contribuir na melhor qualidade de vida da população”, ressalta a gerente da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Sofia Wolker Manta.

Os agravos à Saúde Mental têm tratamentos e podem ser acompanhados por uma equipe multiprofissional pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o secretário Municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, o Município, em 2022, realizou mais de 30 mil atendimentos nos serviços especializados, os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS).

Os CAPS atendem pessoas que apresentam sintomas graves e persistentes de Saúde Mental, inclusive por decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas. Esses serviços ainda contam com a articulação da Rede de Saúde como as Unidades Básicas de Saúde, os hospitais e os serviços dos setores de Assistência Social do Município para o cuidado integral dos usuários.

 

Sábado tem mais um ação pela saúde mental

Depois da Caminhada Janeiro Branco, realizada no sábado, na região central de Jaraguá do Sul, realização do Jaraguá Mais Saudável, tem mais ação sendo realizada neste mês e pensando na saúde mental da comunidade.

No dia 28, sábado, ao lado do Museu da Paz, profissionais das áreas da psicologia e práticas integrativas (reiki, yoga, meditação, auriculoterapia) se reunirão para um encontro atendendo a comunidade com conversas de valor e acolhimento.
Para as crianças terá pintura facial e muita diversão. É um evento aberto à comunidade, das 9h ao meio dia, com sorteio de brindes, inclusive. Em caso de chuva o evento será transferido.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x