Brasil

Campanha de prevenção ao suicídio alerta que falar é a melhor solução

O “Setembro Amarelo” é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio

03/09/2021

O “Setembro Amarelo” é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. No Brasil, ela é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. Neste ano, o tema da campanha é “Agir salva vidas”.

Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

No Brasil, o CVV faz um trabalho pioneiro na área de prevenção ao suicídio desde 1962, com a ajuda de cerca de três mil voluntários que trabalham atendendo mais de 10 mil ligações diárias.

No Brasil, todos os dias cerca de 32 pessoas dão fim a própria vida. O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos. Um estudo feito pelo CVV apontou que, para cada suicídio, um grupo de até 20 pessoas é impactado diretamente.

Apesar dos mitos envolvendo o tema, a prevenção ao suicídio avança. Na década de 1980, um estudo nos EUA afirmava que essas mortes poderiam ocorrer por imitação. E esse trabalho reforçou a ideia de que “não podemos falar sobre o assunto”.

Mais de 30 anos depois, a Organização Mundial da Saúde vai na direção contrária, dizendo que, sim, é preciso conversar sobre o suicídio.

Os especialistas na área alertam que “Não é proibido falar, só não podemos falar de forma errada”. É errado glamourizar ou tornar herói quem tirou a própria vida, assim como jamais se deve ensinar ou divulgar técnicas.

Depressão, álcool e drogas estão relacionados ao suicídio, indicam estudos

Falar de suicídio, na maioria das vezes, é falar de depressão. Falar de depressão, no entanto, não necessariamente é falar de suicídio. Pelo oitavo ano consecutivo está sendo realizada a campanha Setembro Amarelo, cujo tema em 2021 é “Agir salva vidas”. A ação foi iniciada no Brasil em 2014 e visa a reduzir os índices de suicídio. A iniciativa se estende por todo o mês de setembro, tendo como data principal o dia 10 deste mês, quando se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

O relatório Suicide Worldwide in 2019, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), revelou que naquele ano mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes. No Brasil, são aproximadamente 13 mil pessoas por ano.

De acordo com estudos, a maior parte dos suicídios está relacionada a distúrbios mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Existem muitos sinais que alertam para a possibilidade de tentativa de suicídio por parte de uma pessoa como ficar mais recluso, falar muito sobre sumir, não ter mais esperança, mudar o comportamento repentinamente.

Não se deve duvidar de quem ameaça cometer suicídio, segundo especialistas.

Mês chama a atenção para a saúde mental e prevenção de suicídios

O nono mês do ano marca uma das mais importantes campanhas: o Setembro Amarelo. A iniciativa busca conscientizar, prevenir e reduzir os números de suicídio. Em Guaramirim, o setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde encabeça a campanha e realiza ações ao longo do mês a respeito da temática.

Conforme a Coordenadora da Saúde Mental, Tatiana Fernandes Guenther, o município fez uma parceria com o CVV (Centro de Valorização da Vida) para a distribuição de panfletos nas escolas para alunos do ensino médio e Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos). Além disso, foi “O principal objetivo das ações da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. E a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema”, explica.

A Saúde Mental também realizou o enfeite de duas guirlandas temáticas na entrada do município e na Praça Municipal Rotaract Vinicius Alexandre Kinas. No dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, será feita uma decoração especial na Praça do Expedicionário, ao lado da antiga Estação Ferroviária.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x