Saúde

CAPS realiza ações durante setembro à prevenção de suicídios

Na Praça Cantalício Érico Flores, aconteceu ação de distribuição de material informativo sobre a importância da valorização à vida, bem como estar alerta aos sinais

13/09/2019

Por

O Centro de Atenção Psicossocial de Guaramirim (CAPS), realiza atividades durante o mês, chamado de Setembro Amarelo, de prevenção de suicídios. Na terça-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em parceria com o CVV, na Praça Cantalício Érico Flores, aconteceu ação de distribuição de material informativo sobre a importância da valorização à vida, bem como estar alerta aos sinais de uma possível tentativa de suicídio.

Para o dia 24, no período da tarde, na sede do CAPS (Rua Victor Bramosrki, 208 – Centro), acontecerá atividade com o músico Alexandre Altini, que tratará sobre a produção artística musical de personalidades importantes no Brasil que no decorrer de suas vidas tiveram algum tipo de transtorno ou sofrimento mental. Serão contadas histórias do Cazuza, Renato Russo e Raul Seixas e interpretadas suas canções.

O evento é exclusivo para os usuários dos serviços do CAPS e convidados. “Será um momento de abordar estes temas de forma mais leve e assim mostrar a importância de valorizar a vida, ter um olhar com respeito e solidariedade a dor do outro”, comentou Elaine Pires, assistente social do CAPS de Guaramirim.

O número de pessoas que tentam o suicídio aumenta consideravelmente, principalmente entre jovens e idosos. Santa Catarina é segundo Estado em número de suicídios no Brasil. O Ministério da Saúde informa que 32 pessoas cometem suicídio por dia no Brasil. Já para a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.

Notícias relacionadas

x