Saúde

Características das unhas podem indicar doenças renais e outros problemas; saiba identificar

Contudo, é importante ressaltar que todos os sinais do corpo não devem ser ignorados

05/02/2023

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Unhas bem feitas e decoradas fazem parte da rotina de beleza de muitas mulheres. No entanto, priorizar a estética e ignorar alguns sinais dessa área pode trazer consequências à saúde.

Segundo informações do “IFLScience”, as unhas também atuam como um indicador de saúde geral, visto que determinadas características nelas podem ser sinais de doenças. Por isso, se atentar a eles é imprescindível para a busca precoce de um diagnóstico.

Embora as unhas estejam propícias a quebras e outras intercorrências devido à exposição das mãos, mudanças em suas características comuns não devem ser normalizadas. “Uma mudança na cor das unhas requer atenção, especialmente se elas começarem a ficar amarelas ou vermelhas ou se listras ou pontos coloridos aparecerem nas estruturas”, pontua a dermatologista Dawn Davis à Mayo Clinic.

“Mudanças de cor podem ser o resultado de um fungo nas unhas ou, em alguns casos, um sinal de câncer de pele. Condições como insuficiência hepática e problemas renais também podem mudar a cor das unhas, tornando-as brancas ou amarelas nas pontas ou perto as cutículas”, complementa.

Já a alteração na textura e curvatura podem indicar baixos níveis de oxigênio no sangue, normalmente ocasionado por doença pulmonardoenças cardíacas ou problemas hepáticos.

Contudo, é importante ressaltar que todos os sinais do corpo não devem ser ignorados. Afinal, em alguns casos, os indicadores das unhas podem ser resultado do avanço de determinadas condições. Portanto, ao notar qualquer alteração, consulte um médico dermatologista para uma devida avaliação, bem como outros profissionais de saúde para relatar os possíveis sintomas conjuntos.

 

 

Conteúdo postado por Revista IstoÉ

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

 

Notícias relacionadas

x