Cardeal do Norte de SC é apontado como um dos favoritos a novo Papa

foto: vaticano News
Natural de Mafra, cidade do Planalto Norte de Santa Catarina, Dom João Braz de Aviz vem sendo apontado como um dos principais nomes brasileiros cotados para assumir o papado. O cardeal catarinense, nascido em 1947, tem uma trajetória marcada por destaque no cenário religioso internacional e por sua proximidade com o papa Francisco, de quem era amigo pessoal.
Dom João foi o quarto catarinense a se tornar cardeal, um feito que colocou Mafra, cidade de pouco mais de 56 mil habitantes, no mapa das atenções globais. Ele integra o seleto grupo de três bispos de Santa Catarina com direito a voto no conclave que está em andamento no Vaticano para eleger o novo pontífice.
Um catarinense com história e influência no Vaticano
Ex-arcebispo de Maringá (PR) e de Brasília, Dom João já ocupou o cargo de prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, uma das funções mais importantes dentro da Cúria Romana. Durante sua gestão, foi sucedido pela irmã Simona Brambilla, a primeira mulher a comandar um Dicastério da Igreja, numa das mudanças mais simbólicas do pontificado de Francisco.
Dom João também conquistou um lugar especial na história por ter sido o segundo prefeito com maior tempo de permanência no cargo, atrás apenas do cardeal suíço Kurt Koch. Segundo especialistas, seu perfil progressista o posiciona como nome ideal para dar continuidade ao legado de Francisco, mas com equilíbrio para uma possível transição mais conservadora. Sua relação próxima com o papa argentino era tão forte que, juntos, chegaram a assistir partidas de futebol no Vaticano.
Em entrevista ao Vatican News, Dom João comentou sobre o desafio de sua missão no Vaticano: “Sem a presença do Papa Francisco não sei se teria dado conta de uma missão como esta, porque é uma missão muito delicada.”
Abaixo, o cardeal comenta sobre sua amizade com o recentemente falecido Papa Francisco
(7) Card. Braz de Aviz: Dez anos de pontificado, mas sobretudo de amizade e parceria – YouTube