Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Caropreso pede informações sobre ampliação de doenças rastreadas
Ele também relatou preocupação com o prazo entre a coleta e o resultado do exame e o cumprimento da lei federal que ampliou o número de doenças rastreadas no Teste do Pezinho.
13/06/2023
O deputado Vicente Caropreso aproveitou a passagem do Dia Nacional do Teste do Pezinho, comemorado no dia 6 de junho, para falar na tribuna da Alesc sobre a importância do exame e da lei de sua autoria que obriga a notificação da Vigilância Sanitária acerca da existência de testes alterados. Ele também relatou preocupação com o prazo entre a coleta e o resultado do exame e o cumprimento da lei federal que ampliou o número de doenças rastreadas no Teste do Pezinho.
“Este exame completa 47 anos de existência no Brasil. Feito com algumas gotinhas de sangue do calcanhar de recém-nascidos para detectar doenças que, se identificadas precocemente, podem fazer com que a criança não tenha alterações graves que determinem uma vida cheia de percalços”, informou.
Ele citou o caso da doença fenilcetonúria, que se não for tratada logo nos primeiros meses de vida provocará retardo mental e crises convulsivas. “Detectando no teste do pezinho, com tratamento precoce da doença, que consiste na simples dieta alimentar, se evita sequelas gravíssimas”, disse.
Vicente solicitou também informações sobre aplicação da lei 18.267/2021, de sua autoria, sobre as notificações feitas pelos laboratórios credenciados de testes do pezinho com alteração, bem como se as autoridades de saúde pública estão realizando a busca ativa dos recém-nascidos que não realizaram o exame, que deve ser feito entre o 3º ao 5º dia de vida do bebê.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp