MEC lança Carteira Nacional para professores; entenda os benefícios oferecidos
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) confirmou que a entrega da nova Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) começará em outubro, mês em que se comemora o Dia do Professor.
O documento vai garantir benefícios exclusivos a professores das redes pública e privada de ensino em todo o país.
Documento será gratuito e com validade nacional
A CNDB será um documento oficial de identificação para professores da educação básica, com validade em todo o território nacional. Ela vai permitir acesso a descontos em cinema, teatro, shows e outras atividades culturais, além de tarifas reduzidas em hotéis.
Outro diferencial é o acesso a um cartão de crédito vinculado à Caixa ou ao Banco do Brasil, sem cobrança de anuidade. Esses benefícios são exclusivos para professores que tiverem a CNDB ativa.
A carteira será emitida para educadores que se cadastrarem no site do programa Mais Professores para o Brasil, usando login Gov.br com CPF e senha.
Cadastro já pode ser feito online
Para emitir a carteira, é necessário informar o vínculo de docência, o município e a unidade da federação onde o profissional atua. Os dados serão cruzados com registros da Receita Federal e do Censo Escolar.
Conteúdos em alta
Estados e municípios também deverão manter atualizadas essas informações em parceria com o governo federal.
Como isso impacta sua vida?
A nova carteira vai facilitar o acesso dos professores a benefícios culturais e financeiros, o que fortalece a valorização da carreira docente em todo o país. Para educadores da região, a medida representa um incentivo à permanência na profissão e um reconhecimento oficial de sua importância.
Bruna Friedel
Jornalista em formação na FURB. Escrita é minha paixão, assim como livros, música e tudo que envolve cultura.