Sem categoria

Casa de pedra com 126 anos é destruída pelo fogo em Massaranduba

As causas do incêndio são desconhecidas, mas desconfia-se que pode ter sido criminoso.

05/05/2020

Por

Casa de pedra com 126 anos é destruída pelo fogo em Massaranduba

O fogo levou no final de semana uma parte importante da imigração italiana em Massaranduba. O único exemplar autêntico de casa de pedra construída por imigrantes que vieram das montanhas de Belluno, Itália, foi consumido pelo fogo, construído há 126 anos. Pertencia a família de Alcides De Toffol utilizada para o lazer da família.

A casa foi erguida em 1894, na localidade de Santa Luzia, no Braço Direito, pelos primeiros imigrantes que vieram à Colônia Luiz Alves e se estabeleceram na região.

Leia mais:

Foi construída por Pietro Alchini. Era o único exemplar autêntico dessa técnica construtivista, ainda visto nas montanhas do Vale do Biois, em Belluno, de onde veio a maior parte das famílias para Luiz Alves.

As causas do incêndio são desconhecidas, mas desconfia-se que pode ter sido criminoso. Parte da história da colonização italiana virou cinzas. Sobraram algumas paredes da pequena casa e escombros. E a lembrança de todos quantos a conheceram e que faz parte da história pessoal e familiar.

Em Massaranduba existe outra casa de pedra, mas com modificação da origem, no 2º Braço do Norte, construída no final do Século XIX e que pertence a Arno Ronchi.

Notícias relacionadas

x