Jaraguá do Sul

Casa de Retiros Shalom está completando meio século em Nereu Ramos

Casa de Retiros está completando meio século em Nereu Ramos. O Centro Shalom surgiu em 1962 como Patronato Sagrado Coração de Jesus

06/06/2024

Casa de Retiros está completando meio século em Nereu Ramos. O Centro Shalom surgiu em 1962 como Patronato Sagrado Coração de Jesus e Ambulatório Nossa Senhora do Amparo, por iniciativa do Padre Antônio Echelmeyer, que na ocasião era cura da Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída por ele. O Patronato Sagrado Coração de Jesus foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1965. Servia de ambulatório, maternidade e sala odontológica.

 

No início contou com a presença das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo. Essas irmãs entre o trabalho paroquial e no ambulatório permaneceram em Nereu Ramos durante seis anos. As Irmãs Catequistas Franciscanas deram continuidade aos trabalhos patronato de 1966 até 1973. No ano de 1973 devido às dificuldades financeiras, o ambulatório foi fechado e entregue à Diocese de Joinville.

 

casa

Dom Gregório Warmeling, então bispo da Diocese de Joinville, transformou o Patronato Sagrado Coração de Jesus na casa de retiros conhecida por “Centro Shalom” (cuja palavra, Shalom, em hebraico quer dizer “Paz”). Em maio de 1974, ocorreu o primeiro retiro espiritual da história da casa. Foi um “retiro de padres”.

 

O antigo livro de registro mostra encontros de bispos, sacerdotes, religiosos, diáconos, seminaristas, cursilhos, emaús, ECC, RCC, pastorais várias, movimentos diversos, catequistas, empregadas das casas paroquiais, estudantes de colégios católicos, entidades civis e até denominações evangélicas.
No início, foram as funcionárias da casa paroquial Amália Rech e sua prima Aláide Rech que cuidavam da casa de retiro. Em fevereiro de 1980 as Irmãs Catequistas Franciscanas retornaram a Nereu Ramos e assumiram o Centro Shalom por dois anos.

 

Em 1982, Dom Gregório solicitou às Irmãzinhas da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, fundada pelo Padre Aloísio Boeing, para assumirem o Centro Shalom. Em 1983 o próprio fundador Padre Aloísio, veio também residir, a fim realizar conferências e atendimentos espirituais aos que realizavam seus encontros, retiros e reuniões. As Irmãzinhas ficaram responsáveis pela Casa Shalom à serviço da diocese de Joinville até 2012.

 

 

NOVA FINALIDADE – Com o falecimento do Padre Aloísio Boeing e a perspectiva de abertura do Processo de Beatificação e Canonização a casa passou para a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e ficou fechada por três anos. Dom Irineu Scherer, em uma das suas passagens por Nereu Ramos, visitando o túmulo do Servo de Deus e a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, profetizou que um dia o Centro Shalom iria servir para a Causa do Padre Aloísio. E assim aconteceu.

 

A abertura do Processo de Beatificação e Canonização ocorreu no dia 17 de maio de 2013. No mesmo ano foi criado o Instituto Padre Aloísio, com a finalidade de promover e dar suporte à Causa de Beatificação do Servo de Deus (agora também Venerável). O Instituto se instalou nas dependências da Casa Shalom, que ficou como centro de referência durante todo o processo na fase diocesana concluído em 17 de março de 2015.

 

Em 2016, Ano da Misericórdia, a Casa Shalom foi reaberta para acolher peregrinos e pequenos grupos para retiros, agora, sob os cuidados do Instituto Padre Aloísio e da Irma Edena Bittencourt.

 

Desde então a casa que já havia sido desativada como casa de retiros foi novamente preparada para abrigar hóspedes, retiros, encontros e outros. A agenda para 2024 contempla vários retiros, dias de formação e outros eventos, que podem ser acompanhados pelo site.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x