Jaraguá do Sul

Casa Izabel: obras seguem o cronograma com previsão de entrega no mês de agosto

Casa Izabel é uma necessidade urgente para Jaraguá do Sul e microrregião devido ao crescente número de mulheres vítimas de violência

17/05/2024

A Associação Beneficente Novo Amanhã tem expectativa de inaugurar no final de agosto a Casa Izabel, um espaço que está sendo construído no bairro Jaraguá 99. A Casa Izabel é uma necessidade urgente para Jaraguá do Sul e microrregião devido ao crescente número de mulheres vítimas de violências. Ela terá como principal objetivo o acolhimento provisório para mulheres, acompanhadas ou não de seus filhos, em situação de risco de morte ou ameaças em razão da violência doméstica e familiar, causadora de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral.

 

 

Essas mulheres são vítimas de violência severa, em que foi constatado que a mulher está correndo risco de vida, é necessário encaminhá-la para um “Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres em Situação de Violência” O abrigamento, portanto, não se refere somente aos serviços, mas também inclui outras medidas de acolhimento que podem constituir-se em programas e benefícios (benefício eventual para os casos de vulnerabilidade temporária) que assegurem o bem-estar físico, psicológico e social das mulheres em situação de violência, assim como sua segurança pessoal e familiar.

 

Casa

Casa Izabel é uma necessidade urgente para Jaraguá do Sul e microrregião devido ao crescente número de mulheres vítimas de violência

 

De acordo com a presidente da Novo Amanhã, Jusara Chrast, o objetivo da criação de uma estrutura física para o acolhimento de até 24 mulheres de Jaraguá do Sul e região, maiores de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social extrema, fruto de situações de violação de direitos, violência severa e/ou uso de substancias psicoativas, se deve pela necessidade de atender esse público feminino.

 

 

As obras estão adiantadas e estão localizadas em terreno de 1.824,83 m2 e ficam na rua Emílio Otto Augusto Oldenburg, próximo de escola, centro infantil, igreja e posto de saúde. A cessão do terreno foi pela Prefeitura.

 

 

Espaço abrigará até 24 mulheres mesmo com filhos ainda pequenos

 

 

Conforme a presidente da entidade mantenedora, Jusara Chrast, a proposta é ofertar uma casa de acolhida, escuta e também de reconstrução da dignidade dessas mulheres, podendo auxiliá-las a controlar suas próprias vidas e escolhas. Quando executado na totalidade, a planta da unidade terá capacidade para abrigar até 24 mulheres, acompanhadas ou não de filhos pequenos.

 

 

Todos os dormitórios serão no formato de suíte, e todos os banheiros possuirão acessibilidade. Os dormitórios serão modulados, facilitando assim o acolhimento de mulheres com filhos, que possam ter demandas mais específicas, como a instalação de berço. Como a possibilidade de filhos pequenos acompanharem suas mães, a Casa Izabel contará com espaço de brinquedoteca e playground.

 

A casa terá espaço de acolhimento psicológico, social e de saúde, onde cada área contará com sala de atendimento própria e equipada. O acolhimento será 24 horas, contando assim com recepção aberta em tempo integral, com vigilância permanente, a fim de manter o melhor nível de segurança para as acolhidas.

 

 

A dinâmica de funcionamento da unidade será no modelo de autogestão, onde os funcionários e voluntários atuam como orientadores. Assim, tarefas práticas residenciais, como limpeza, organização, produção de alimentos ou mesmo cuidado com espaço de horta e jardins, serão feitos e organizados pelas próprias acolhidas, sempre com a supervisão e orientação da equipe de profissionais e voluntários.

 

 

O espaço permitirá o acolhimento de mulheres com diferentes demandas, sejam elas sociais, em virtude de situações de vulnerabilidade social, sejam elas por problemas de saúde, como o caso de mulheres com transtornos decorrentes do uso de álcool ou outras drogas.

 

 

“O acolhimento se dará por encaminhamento do setor de assistência social e saúde dos municípios da região de Jaraguá do Sul, por demanda dos setores de polícia ou judiciário, bem como de forma espontânea. O atendimento para acolhimento será 24 horas por dia, todos os dias da semana”, completa Jusara.
A inauguração do espaço, em princípio, é 28 de agosto.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x