Jaraguá do Sul

Casa São José completa seis anos oferecendo acolhimento e assistência

A instituição é tocada por voluntários e apenas quatro são funcionários

11/04/2023

A Casa São José, gerida pela Associação dos Voluntários do Hospital São José (AVSJ) completou ontem (10), seis anos e marcou a data com um evento que reuniu voluntários e convidados para prestação de contas e lançamento de dois novos projetos. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Associação de Voluntários do São José, Joe Gieseler, e por Jeferson Ferrari, coordenador de captação de recursos do hospital.

Joe explicou que a finalidade foi prestar contas e apresentar números de 2022 e o acumulado desde que iniciou os atendimentos, no dia 10 de abril de 2017, junto à sede doada pelo empresário Pedro Donini. A Casa São José oferece acolhimento e assistência, gratuitamente, aos acompanhantes de pacientes internados no Hospital São José, bem como pacientes em tratamento oncológico, que necessitam de permanência próxima do hospital.

A maior parte dos pacientes proveem do Planalto Norte. Nesses seis anos, a Casa São José acolheu 2.006 pessoas, somando mais de 19,2 mil diárias e mais de 49 mil refeições e, por meio da comunidade e empresas, foram recebidos 66.397 quilos de alimentos.

“Aqui não somos apenas uma instituição, mas uma grande família que acolhe e presta solidariedade e assistência a pessoas de baixa renda, dando-lhes toda a dignidade no período em que aqui permanecem, por isso fazemos questão de mostrar abertamente os números, de forma transparente, para que a comunidade saiba para onde vai a sua doação”, observou Joe.

No ano passado teve 449 hóspedes na Casa São José, 11,9 mil refeições servidas e 18,6 mil quilos de alimentos recebidos. Em 2022, em relação a 2021, houve aumento de procura de 53%, ano em que o quadro pandêmico estabilizou-se.

 

Dois novos projetos são lançados pela AVSJ para captação de recursos

A Casa São José realiza bazares, duas vezes na semana, nas terças e quintas-feiras, próximo do terminal rodoviário, que é um meio de levantar recursos para o projeto. Além disso, realiza o pedágio em maio – já está definido para este ano também – além de doações voluntárias para concorrer a prêmios e doações formais de pessoas físicas e jurídicas.

O coordenador de captação de recursos do Hospital São José, Jeferson Ferrari, apresentou dois novos projetos de captação, o “Sorte da Gente”, que é um sorteio filantrópico. Já foram realizadas duas promoções do gênero e outra está prevista para concorrer em maio. O último sorteio, de R$ 100 mil, foi para uma ganhadora do Chico de Paulo.

Outro é o “Mãos que alimentam”, que busca aumentar a doação de alimentos para a Casa São José, conforto oncológico e ao próprio hospital, onde são servidas duas mil refeições diárias. “Precisamos que as doações sejam contínuas de modo que possamos seguir oferecendo acolhimento e dignidade às pessoas em momentos difíceis da vida”, registrou Ferrari.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Notícias relacionadas

x