Geral

Centenária, Thereza Tomaselli Zoz recebe a Comenda Araribá em Schroeder

O fato aconteceu no dia 18 de novembro

24/11/2021

Por

Centenária, Thereza Tomaselli Zoz recebe a Comenda Araribá em Schroeder

Divulgação

A Câmara de Vereadores de Schroeder entregou na sessão do dia 18 de novembro a Comenda Araribá para Thereza Tomaselli Zoz, que tem 100 anos de idade. Nascida no dia 24 de setembro de 1921, Thereza era filha de Antônio e Carolina Ronchi Tomaselli, a primeira filha do casal a nascer em Schroeder. Era a quinta da família de 12 irmãos. Os pais vieram de Luiz Alves para a Vila Tomaselli, em Schroeder.

Em 1942 se casou com Bruno Henrique Zoz com o qual teve seis filhos, o mais novo, Evanildo, casado com Lucilda, são seus cuidadores. Há alguns anos, o JDV fez uma ampla reportagem sobre a família dela, quando quatro irmãos tinham mais de 90 anos de idade. Hoje ela é a única sobrevivente.

Ganhou ampla repercussão e serviu de base para que outros registros fossem feitos. A entrega da Comenda Araribá se deu pela passagem do centenário de nascimento e pela contribuição dada a Schroeder no campo familiar e condução exemplar da vida em comunidade. Foi a primeira a receber a distinção.

A Comenda Araribá, instituída pela Lei nº 2.478/2020, de 27 de maio de 2020, e regulamentada pela Resolução nº 02/2021, se destina a laurear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado, pelo serviço prestado ao município, à comunidade ou nele se destacado pela atuação exemplar na vida pública e particular e que por seus comprovados méritos sejam merecedores do reconhecimento público.

A homenageada tem seis filhos, 16 netos, 21 bisnetos e seis trinetos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x