Jaraguá do Sul

Centro Dengue tem grande procura e alivia as portas dos hospitais

Centro de Atendimento Dengue está em plena operação há uma semana, com milhares de atendimentos

16/04/2024

O Centro de Atendimento Dengue está em plena operação há uma semana, com milhares de atendimentos. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Talita Piccoli Sevegnani, a abertura do Centro junto ao estande de tiro olímpico, no Parque de Eventos, foi uma resposta da Prefeitura, via Secretaria da Saúde, para aliviar a portas dos hospitais, o que, de fato, está acontecendo, segundo ela.

 

 

O espaço dispõe de 28 cadeiras para hidratação venosa nos casos que requerem essa intervenção, como também hemograma para verificação de dengue. Há, também, cinco macas e cinco consultórios médicos, além de uma estrutura logística para transporte de pacientes para os hospitais, em caso de necessidade. Isso já ocorreu na semana passada.

 

centro

Centro de Atendimento Dengue está em plena operação há uma semana, com milhares de atendimentos

 

“Nossas equipes estão disponíveis todos os dias, das 7h às 22h. Para garantir seu atendimento, nossa recepção está aberta das 7h às 19h. Lembrando que o acesso deve ser feito exclusivamente pela Rua José Fachini, pelos fundos do Parque de Eventos. Juntos, podemos vencer essa batalha contra a dengue”, pondera.

 

 

Talita lembra que a melhor maneira de combater a dengue é a prevenção, tomando as providências de verificar vasos e potes com água parada, entre outros recipientes, evitando que o mosquito transmissor da doença faça a postura.

 

 

Estudos mostram que um ovo do Aedes aegypti pode eclodir até um ano após a postura, portanto, o cuidado com acúmulo de água deve ser permanente. Os números de focos e de casos continuam altos, como mostra o último boletim divulgado na sexta-feira.

 

 

 

Casos suspeitos de dengue com sinais de alarme para observar

 

 

 

A diretora de Vigilância em Saúde, Talita Sevegnani, adverte que todo caso de dengue que, durante o período de efervescência da febre, apresente um ou mais dos sinais de alarme deve ser observado atentamente: dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico); hipotensão postural e/ou lipotimia; hepatomegalia; sangramento de mucosa; letargia e/ou irritabilidade; aumento progressivo do hematócrito.

 

 

A Vigilância em Saúde mantém uma equipe permanente de campo com 40 profissionais dedicados ao combate às endemias, em especial, nesse período crítico, da dengue.

 

 

centro

Centro Dengue tem grande procura e alivia as portas dos hospitais

 

O Boletim Epidemiológico da Dengue, edição de sexta-feira (12), traz a atualização dos dados da semana em relação aos casos notificados, confirmados, descartados e suspeitos de dengue em Jaraguá do Sul, além do número de focos do Aedes aegypti e bairros que apresentam a maior concentração de focos do mosquito. A dengue segue avançando no Município.

 

 

 

COMO ESTÁ – Casos notificados passaram de 3.547 para 4.353 (806 a mais em uma semana). Casos confirmados passaram de 1.075 para 1.360 (285 a mais em relação ao boletim anterior). Casos descartados são 1.108 até agora e suspeitos, 1.885.

 

 

Número de focos do Aedes aegypti passou de 1.036 para 1.105 (69 a mais). Ilha da Figueira (97), Centro (83), Barra do Rio Cerro (63), Vila Nova (54), Jaraguá Esquerdo (46), São Luís e Vila Lenzi (45), Amizade (41) e Baependi (40), são os bairros que lideram o número de focos.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x