Política

Chefe de Gabinete da Prefeitura de Jaraguá pede mais diálogo ao Governo de SC nas decisões no combate ao coronavírus

O pedido foi feito durante reunião por videoconferência com o Governo do Estado para discutir as ações contra a crise sanitária.

05/05/2020

Prefeitos e representantes da macrorregião Nordeste de Santa Catarina, que tem como polos Joinville, Jaraguá do Sul e Mafra, participaram na semana passada de roda de conversa promovida pelo Governo do Estado para discutir as ações e o planejamento de enfrentamento à Covid-19.

A atual estrutura hospitalar e de equipamentos existentes no Estado foram apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde.

A capacidade de atendimento e os recursos para as cidades são as preocupações dos gestores municipais. Santa Catarina conta hoje com 1.113 leitos de UTI em hospitais públicos e filantrópicos, entre neonatais, adultos e pediátricos. Destes, 303 são novos leitos ativados nos 48 hospitais que fazem parte da política de enfrentamento ao novo coronavírus, entre eles o São José e o Jaraguá.

O planejamento do Governo do Estado é chegar em 1.523 leitos, sendo 713 novos leitos de UTI até 31 de maio.

Leia mais:

Norte e Nordeste 

A população dessa macrorregião tem mais de 1 milhão de habitantes em 26 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), que conta com 7 cidades, da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), com 10 e, da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), com 9. São 11 hospitais vocacionados com 260 leitos de UTI ativos. Desses, 70 são novos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19.

Na microrregião do Vale do Itapocu (Amvali), os hospitais que constam na plataforma e que foram citados durante a reunião, são os de Jaraguá do Sul. O Hospital São José conta com 27 leitos de UTI ativos e 10 novos leitos de UTI. Já no Hospital e Maternidade Jaraguá, são 28 leitos de UTI ativos e 12 novos. Ao todo são 77 leitos que estão disponibilizados para o enfrentamento da doença.

Município cobra agilidade

A chefe de Gabinete da Prefeitura e presidente do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus em Jaraguá do Sul, Emanuela Wolff, que também participou da reunião, reforçou o pedido de que as autoridades locais precisam de mais informações e diálogo sobre o envio de materiais, testes, equipamentos e recursos para a região.

A secretária executiva da Amvali, Juliana Demarchi, avaliou o encontro de forma positiva pela aproximação com o Governo do Estado, para que os gestores municipais possam participar mais das decisões dentro da realidade de cada município com base em dados oficiais. (Com informações do Governo do Estado e Amvali)

O presidente da Amvali e prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi, representando os municípios da microrregião, falou sobre os números de casos na região atualizados e deixou aberta a disposição de ajuda com a disponibilização dos Hospitais Municipais de Guaramirim e de Massaranduba, caso seja necessário a ampliação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Gottardi também falou sobre os Prontos Atendimentos (PA) de Corupá e Schroeder que também podem ser usados para o atendimento à população. Gottardi reitera que as prefeituras da região estão disponíveis para ajudar no que for preciso no combate da pandemia causada pelo Covid-19.

 

Notícias relacionadas

x