Saúde

Chip da beleza: entenda o implante que está gerando polêmica na web

O implante está na moda, ainda mais com o pré-verão

27/10/2022

O “chip da beleza” é um implante hormonal utilizado com o objetivo de favorecer a perda de gordura e ganho de massa muscular, já que é constituído principalmente pelo hormônio gestrinona, que desempenha essas funções no organismo. No entanto, esse dispositivo foi desenvolvido para atuar no tratamento da endometriose, uma vez que é capaz de aliviar os sintomas e promover a interrupção do ciclo menstrual.

Assim, o uso desse implante hormonal não deve ser apenas para fins estéticos, sendo importante considerar os outros efeitos no organismo, devendo ser recomendado pelo ginecologista ou endocrinologista de acordo com o estado geral de saúde da mulher e objetivo do uso do implante.

O uso do “chip da beleza” não é autorizado pela Anvisa e pelo Conselho Federal de Medicina devido à ausência de estudos científicos que indiquem a sua eficácia, assim como não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

A sociedade não reconhece os implantes de gestrinona (chip da beleza) como uma opção terapêutica para tratamento de endometriose. “Rechaçamos seu uso como anabolizante para fins estéticos e de aumento de desempenho físico”, explica o presidente da SBEM-SC, o médico Fulvio Tomazelli.

O implante hormonal é feito de silicone, mede cerca de 3 cm e deve ser inserido por baixo da pele do abdômen ou do glúteo, por exemplo, após uma anestesia local. O “chip da beleza” possui uma combinação de hormônios que é liberado todos nos dias na corrente sanguínea na mesma quantidade, o que pode ajudar a potencializar a perda de gordura, eliminação da celulite e ganho de massa muscular, desde que seja realizada uma alimentação saudável e equilibrada e seja praticada atividade física.

Devido à composição hormonal, esse dispositivo também ajuda a aliviar os sintomas da TPM, possui efeito contraceptivo, interrompe a menstruação, promove o aumento da libido e regula os níveis hormonais na pós menopausa, aliviando os sintomas desse período, além de também ser indicado no tratamento da endometriose.

 

Conteúdo original publicado por SCC10

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x