Jaraguá do Sul

Prefeitura e Procon orientam idosos sobre riscos cibernéticos

O registro de golpes cibernéticos aumentou consideravelmente, à medida em que os idosos passaram a ter mais acesso ao meio virtual

08/03/2024

O acesso às tecnologias digitais proporcionou as pessoas da terceira idade as facilidades da vida moderna, mas também os expôs aos riscos de crimes cibernéticos. O registro de golpes pela internet aumentou consideravelmente, à medida em que os idosos passaram a ter mais acesso ao meio virtual. Em Jaraguá do Sul, são comuns as reclamações ao Procon de transações pela internet de aposentados e pensionistas do INSS.

 

São empréstimos consignados (descontados direto na conta), golpe do sequestro, repasse de valores por aplicativo, empréstimos com taxa abusivas e outros crimes virtuais. E na maioria das vezes as pessoas acabam ficando em situação muito difícil, psicológica e economicamente.

 

ciber

O registro de golpes cibernéticos aumentou consideravelmente, à medida em que os idosos passaram a ter mais acesso ao meio virtual

Para conscientizar essa faixa etária, a Prefeitura de Jaraguá do Sul/Secretaria de Assistência Social e Habitação, com os técnicos do Procon, esteve reunida com cerca de 40 coordenadores de grupos de idosos. O encontro ocorreu no Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt.

 

Foram repassadas informações sobre como identificar possíveis golpes pela internet e quais procedimentos devem ser adotados para evitar cair em armadilhas. Também foi entregue um informativo impresso.

 

Segundo dados do Procon, no ano passado em Jaraguá do Sul, foram registradas 300 ocorrências envolvendo idosos e pensionistas do INSS, que tiveram algum prejuízo relacionado a transações pela internet. E nos dois primeiros meses de 2024 já foram registradas 49 ocorrências.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x