Vereadores pedem ciclovia em bairros; cidade já conta com 85 km
Cidade conta com 85 km de ciclovias; bairros pedem por segurança Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul
A mobilidade urbana em Jaraguá do Sul voltou a ser tema de debate na sessão da Câmara Municipal realizada na última quinta-feira (21). Uma série de indicações parlamentares sugeriu a implantação e melhorias de ciclofaixas em diferentes bairros, reforçando a preocupação com a segurança de ciclistas, a fluidez do trânsito e a qualidade de vida da comunidade.
Vereadores pedem implantação e melhorias em ruas específicas
Entre os pedidos, o vereador Cani (PL) destacou a necessidade de reimplantar a ciclofaixa da rua Augusto Demarchi, no bairro Três Rios do Sul, para garantir mais segurança aos estudantes da EEB Erich Gruetzmacher.
“A reimplantação dessa ciclofaixa garantirá uma alternativa segura e eficiente, protegendo os ciclistas do tráfego de veículos e minimizando riscos de acidentes”, explicou.
O vereador Jair Pedri (PSD), por sua vez, solicitou a pavimentação e a sinalização adequada das ruas August Grutzmacher e Helmuth Manske, no bairro Três Rios do Norte. A proposta surgiu a partir de demandas apresentadas pelos moradores.
Já o vereador Jonathan Reinke (União) protocolou indicação pedindo a implantação de ciclofaixa em toda a extensão da rua Bertha Weege, acompanhada da repintura da sinalização horizontal, incluindo faixas de pedestre, vagas de estacionamento e sinais de pare.
Por fim, o vereador Professor Fernando Alflen (PL) apontou que a rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira já reúne condições para receber a faixa exclusiva, ressaltando que o fluxo atual de veículos representa riscos aos ciclistas e exige medidas de segurança.
Conteúdos em alta
Todas essas solicitações foram encaminhadas ao Executivo Municipal, que poderá avaliar e deliberar sobre os encaminhamentos junto às secretarias competentes.
Cidade já conta com 85 km de faixas
Antes mesmo dessas novas demandas, Jaraguá do Sul já vinha investindo na mobilidade cicloviária. Em 2021, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, contabilizava 85,9 quilômetros de ciclofaixas e 8,2 quilômetros de ciclovias em funcionamento no município.
Segundo dados da Diretoria de Trânsito, o período de quatro anos anterior havia registrado um salto de 49% na expansão cicloviária, com a entrega de 22 quilômetros de ciclofaixas e 2,3 quilômetros de ciclovias.
As principais vias contempladas incluíram a Via Verde, Ciclovia do Trabalhador, Max Wilhelm, Benildo Zanin, Jorge Frederico Augusto Karsten, Waldemar Rau, Erwin Rux, Bertha Weege e Walter Marquardt, além das ruas João Planincheck, Bernardo Grubba, Amandus Rengel, Helmuth Manske e Augusto Schwarz.
Na época, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, destacou que o avanço no sistema cicloviário significava não apenas lazer, mas também uma alternativa segura e sustentável de transporte.
“Isso agrega uma série de fatores, como uma população mais saudável, fluidez no trânsito, geração de menos poluentes e menos estresse”, avaliou.
Mobilidade em evolução
Com os novos pedidos da Câmara e o histórico de investimentos da Prefeitura, Jaraguá do Sul segue discutindo o futuro da mobilidade cicloviária. Enquanto parlamentares cobram soluções imediatas para pontos críticos, a cidade já conta com uma malha considerável de ciclofaixas, que deve continuar em expansão.
Marcio Martins
Profissional da comunicação desde 1992, com experiência nos principais meios de Santa Catarina e no poder público. Observador, contador e protagonista de histórias, conheço Jaraguá do Sul como a palma da mão