Jaraguá do Sul

Cidade avança na tecnologia 5G com a Semana da Conectividade

O uso do 5G em breve se tornará realidade não só para as empresas locais, mas também para a comunidade da região

04/04/2023

Começou ontem (3), no Novale Hub – Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, a Semana da Conectividade 5G, que segue até amanhã (5) envolvendo representantes de órgãos públicos e empresas que estão trazendo as tendências e novidades para os próximos anos, além de compartilhar as experiências e possibilidades de aplicação da tecnologia.

Para o coordenador-geral do Pacto Regional para o Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu, Gustavo Pacher, o evento serve para consolidar a vertente tecnológica que está em desenvolvimento no município.

“O uso do 5G em breve se tornará realidade não só para as empresas locais, mas também para a comunidade da região. Por isso mesmo trazer esse assunto para a conversa é tão importante: estamos nos preparando para um futuro que já está entre nós”, disse.

Para o CEO do Novale Hub, Nelson Netto, o evento reforça a vocação diferenciada dos projetos desenvolvidos no Centro de Inovação Jaraguá do Sul. “Além de estarmos em tratativas para sermos o primeiro edifício público conectado com essa tecnologia, agora somos o principal palco das discussões que envolvem o 5G, o que já comprova, por si só, o trabalho único desenvolvido por aqui”.

 

PROGRAMAÇÃO – A programação envolve a exposição de trabalhos e iniciativas dos setores público e privado, por conta disso representantes da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Comunicações estão presentes, além de falas sobre conectividade na indústria e plataformas imersivas. 

Já para detalhar a aplicação do 5G no cotidiano, o Senai de Santa Catarina trouxe de São Paulo, o único Laboratório Móvel do Brasil com essa tecnologia, demonstrando como a conexão irá auxiliar no dia a dia dos brasileiros. É algo inédito, jamais visto no Estado. Ele demonstra, na prática, a aplicação do 5G no cotidiano.

Os visitantes podem experimentar, também, a aplicação de tecnologias relacionadas à comunicação digital no ambiente industrial, como Wi-Fi 6, teste de latência, capacidade de transmissão e aplicações em educação imersiva, incluindo o metaverso.

Ontem, na abertura, um robô humanoide fazia o anúncio dos palestrantes no auditório do Novale Hub, enquanto que no pátio externo, outro robô “passeava”, desviando-se automaticamente dos obstáculos. 

 

SC INOVADORA – O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de SC, Marcelo Fett, foi o palestrante da abertura sobre o tema Santa Catarina Inovadora. A sua fala foi precedida pelo vice-presidente da Fiesc, Célio Bayer, e pelo prefeito Jair Franzner, que fez o convite para o lançamento na manhã desta terça-feira, do Programa de Educação Tecnológica e Robótica.

A programação do primeiro dia tratou também do Panorama 5G no Estado, Conectividade na Indústria, Papel do 5G na Indústria 4.0, Acessando a Indústria 4.0 e Metaverso e Plataformas Imersivas.

 

 

 

Curso inédito de programação na área pública será lançado nesta terça

O Senai trouxe para o Novale Hub um laboratório para potencializar a oferta de formação para a indústria 4.0, que integra programa nacional que vai oferecer ao setor produtivo profissionais qualificados e habilitados nas tecnologias da indústria 4.0. Ao todo, 30 laboratórios de aplicação estão sendo instalados no Estado, incluindo Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, como anunciou o vice-presidente Vale do Itapocu da Fiesc, Célio Bayer.

A estrutura pode ser utilizada na capacitação de estudantes de cursos técnicos e superiores, para atender a indústria cada vez mais conectada e digital, formando profissionais especializados e mantendo a capacidade de inovar.

É pensando nisso que a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria da Educação, lança nesta terça-feira (4), às 8h40, no Novale Hub, o Programa de Educação Tecnológica e Robótica. O prefeito Jair Franzner fez o convite oficial na abertura da Semana da Conectividade.

Ele destacou que o programa de robótica educacional está no segundo ano, envolvendo 600 alunos dos 5ºs anos, seguem no Novale Hub. A novidade é o curso de educação tecnológica voltada à programação, para estudantes dos 7ºs anos da rede municipal de ensino. No total serão três módulos.

No primeiro módulo, em 2023, são 750 alunos que iniciam o aprendizado na Católica de SC, parceira do programa junto à Prefeitura. Os módulos posteriores serão nos anos subsequentes, de acordo com o prefeito Jair Franzner, entusiasta da iniciativa.

A cada entrada de curso serão 750 estudantes, no contraturno escolar. Eles receberão transporte e alimentação também. “Queremos desde cedo incentivar adolescentes e jovens na robótica e em seguida no curso de programador. Seremos o primeiro município do Brasil a oferecer essa capacitação de modo público e isso nos orgulha muito”, comentou.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

 

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x