Jaraguá do Sul

CIDADES INTELIGENTES: Ranking Smart Cities coloca Jaraguá na 16ª posição em nível nacional

Dentre as cem cidades mais bem posicionadas, sete são catarinenses

06/09/2023

Foi divulgado esta semana o Ranking Connected Smart Cities 2023, que alcança a nona edição, aonde cidades catarinenses estão muito bem posicionadas. Jaraguá do Sul, por exemplo, é a 16ª do Brasil. Florianópolis é a primeira. Com mais de 70 indicadores, o Ranking coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo censo IBGE 2022), totalizando 656 cidades.

Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, o Ranking Connected Smart Cities traz indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems, que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do país.

Das 656 cidades pesquisadas, 41 têm mais de 500 mil habitantes, 278 entre 100 a 500 mil habitantes e 337 com 50 a 100 mil habitantes. O Ranking Connected Smart Cities foi desenvolvido pela Urban Systems, em parceria com a Necta, por meio de metodologia própria e exclusiva.

Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil via indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade, ele é composto por indicadores de 11 principais setores.

A edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities traz a cidade de Florianópolis na 1ª colocação entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. A capital Catarinense é seguida por Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, e Niterói, fechando o top 5.

Dentre as cem cidades mais bem posicionadas, sete são catarinenses: 1ª Florianópolis, 11ª Balneário Camboriú, 16ª Jaraguá do Sul, 28ª Joinville, 31ª Blumenau, 47ª Itajaí e 80ª Chapecó.

 

No setor do meio ambiente cidade aparece como a segunda colocada

 

Dentre as cidades que tiveram movimentação positiva entre as edições do Ranking, com maior movimentação, ou seja, maiores incrementos em seus indicadores, são destacadas Jaraguá do Sul, na 16ª colocação, Pato Branco, subindo 43 posições e atingindo a 34ª colocação. Praia Grande, na 40ª colocação, Pindamonhangaba, que antes estava fora das 100 mais bem posicionadas e nesta edição atingiu a 85ª colocação geral no Ranking.

Cinquenta e oito das 100 cidades mais inteligentes e conectadas estão na Região Sudeste, sendo 40 delas no estado de São Paulo. São 21 cidades da Região Sul, 9 cidades da Região Nordeste, 9 cidades da região Centro-Oeste e 3 cidades de Região Norte que completam a lista das 100 mais inteligentes do país.

No recorte por setores, Jaraguá do Sul aparece em 15ª em termos de mobilidade, 37ª urbanismo, 2ª meio ambiente, 28ª em tecnologia e inovação, 69ª em segurança, 53ª e educação, 50ª em governança e 7ª em economia.

Curiosamente, não está entre as 100 no setor de empreendedorismo. As informações foram divulgadas na segunda-feira. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Jaraguá do Sul, vai esmiuçar as informações do Ranking e comparar com as anteriores e promover ações para melhorar e qualificar os resultados obtidos.

Jaraguá deu um salto, passando da posição 28 (em 2022) para a posição 16 (em 2023), destacado pelo próprio Ranking divulgado. Subiu 12 posições.

 

No top 5 do Sul do Brasil, três cidades são catarinenses; Jaraguá do Sul no meio

 

Na segunda-feira, 4 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, foram apresentados os resultados do Ranking Connected Smart Cities 2023. A divulgação do ranking das cidades mais conectadas e inteligentes do País, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi feita durante a abertura da nona edição do Connected Smart Cities & Mobility (CSCM), cujo objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Os resultados da premiação foram divididos de acordo com a posição geral, eixo temático, recorte regional e faixa populacional das cidades avaliadas. Na região Sul do Brasil, Jaraguá do Sul está no top 5 entre as cidades mais bem posicionadas. São 21 nos três estados.

Confira as posições e as notas: 1ª Florianópolis com 37,925, 2ª Curitiba com 37,571, 3ª Balneário Camboriú com 35,145, 4ª Jaraguá do Sul com 33,016 e 5ª Londrina com nota geral 33,577.

Com 74 indicadores avaliados, o Ranking CSC utiliza metodologia que pondera cada informação entre as cidades a fim de identificar as melhores em cada indicador. São três escalas de pesos.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x