Jaraguá do Sul

Mais de 75% acreditam que cidades não estão prontas para lidar com chuvas

Mais de 75% acreditam que cidades não estão prontas para lidar com chuvas. Em 5 de junho, comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pelas Nações Unidas, em 1972, com o propósito de conscientizar e destacar os desafios ambientais existentes no planeta

14/06/2024

Mais de 75% acreditam que cidades não estão prontas para lidar com chuvas. Em 5 de junho, comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pelas Nações Unidas, em 1972, com o propósito de conscientizar e destacar os desafios ambientais existentes no planeta, foi um momento oportuno para refletir sobre as consequências relacionadas às mudanças climáticas, que têm intensificado a gravidade de tragédias ambientais no Brasil e no mundo.

 

A pesquisa “Natureza e Cidades: a relação dos brasileiros com a mudança climática”, lançada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em 2023, em cooperação com a Unesco e apoio da Aliança Bioconexão Urbana e Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), traz dados que chamam a atenção.

 

cidades

Mais de 75% acreditam que cidades não estão prontas para lidar com chuvas | foto Ruan Nascimento | Pref.Taquara

 

Segundo a pesquisa, 76% dos brasileiros acreditam que as cidades não estão prontas para lidar com chuvas intensas, 64% sabem que as mudanças climáticas vão além do aquecimento global e 65% das pessoas impactadas por fenômenos extremos relataram um prejuízo econômico médio de R$ 8.485,00.

 

Já em 8 de junho, Dia Mundial do Oceano, criado pela ONU durante a Rio-92, a celebração visa incentivar a reflexão sobre a importância da conservação das águas marinhas e destacar o papel essencial do oceano no equilíbrio da vida no planeta.

 

Segundo o estudo “Oceano sem mistérios – A relação dos brasileiros com o mar”, conduzido pela Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Unesco, em 2022, 50% das pessoas entendem que o oceano impacta diretamente suas vidas, enquanto 21% acreditam que impacta indiretamente e 26% acham que não impacta em nada; 3% não souberam responder.

 

Já 34% acreditam que suas atitudes impactam diretamente no oceano; 24% pensam que impactam indiretamente e 40% entendem que não impactam em nada e 2% não souberam responder.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x