Tecnologia

Cidades piloto, com Jaraguá no meio, aguardam o Conecta 5G

Cinco cidades brasileiras vão testar uma tecnologia inédita que permitirá a implementação de redes inteligentes de 5G até o fim de março

23/02/2022

Cinco cidades brasileiras vão testar uma tecnologia inédita que permitirá a implementação de redes inteligentes de 5G até o fim de março. Jaraguá do Sul foi uma das escolhidas para integrar o projeto piloto Conecta 5G. Também vão participar do projeto piloto Curitiba, Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE) e Araguaína (TO). O Conecta 5G terá a duração de 36 meses e recursos da ordem de R$ 10,3 milhões.

A quinta geração das redes móveis (5G) trará muitos benefícios para a população e as empresas, como conexões 100 vezes mais rápidas que o 4G, comunicações sem atrasos e novos serviços de cidades inteligentes. O projeto irá permitir que os cinco municípios participantes instalem uma tecnologia que integra antenas 5G a luminárias públicas inteligentes, sendo uma solução à necessidade de elevado número de antenas para que a tecnologia 5G opere nesses locais.

A tecnologia que será testada, na prática, transforma as lâmpadas de iluminação pública em antenas de celular que espalham como Wi-fi o sinal do 5G. Como a gestão da iluminação pública é municipal, as prefeituras poderão inclusive gerar receitas acessórias, alugando suas antenas, dentro das luminárias, para as operadoras de telefonia móvel.

Além disso, com a integração das antenas 5G às luminárias inteligentes, as cidades poderão criar sua própria infraestrutura de redes 5G e ainda oferecer conectividade rápida para a população.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x