Geral

Cigamvali e Sebrae são parceiros no fortalecimento da agroindústria

A iniciativa busca a implementação de políticas públicas

03/12/2021

Por

Cigamvali e Sebrae são parceiros no fortalecimento da agroindústria

Imagem ilustrativa

O Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali) promoveu na semana passada, no Centro de Inovação em Jaraguá do Sul, um encontro com os secretários municipais de Agricultura e seus técnicos para o lançamento do programa Fortalecimento da Agroindústria.

A iniciativa busca a implementação de políticas públicas voltadas à consolidação da agricultura familiar e agroindústrias da região, apoiando o processo de produção e comercialização, de modo a agregar valor, gerar renda e novas oportunidades também para o turismo local.

Para o acompanhamento dos trabalhos, o Cigamvali firmou uma parceria com o Sebrae-SC, que por dois anos dará assessoria para o desenvolvimento do programa e dará suporte aos envolvidos.

O diretor executivo do Consórcio, Fabiano Spézia, explica que entre os objetivos é a criação de uma legislação única para os municípios da região que tratam da facilitação de pequenos produtores familiares de regularizarem a situação funcional de quem fabrica embutidos, derivados de leite, bolachas, licores e outros, de modo artesanal, entre outros.

“Existe muito a ser feito nessa área. Duzentas propriedades serão trabalhadas durante o biênio para legalizar o seu funcionamento por meio de orientações para obter o selo que possibilita à venda na região, a qualificação nos produtos, atestado para comercialização e garantia procedência.

O programa é bastante amplo. Inicia com 200 agroindústrias da região, mas deve atender também outras áreas da cadeira produtiva da agricultura familiar, de modo a organizar os produtores, orientá-los tanto a produção quando na comercialização.

Essas medidas todas levarão à realização de feiras locais e regionais com esses produtos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x