Jaraguá do Sul

CMDI orienta como denunciar a violência contra a pessoa idosa

CMDI orienta como denunciar a violência contra a pessoa idosa. O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa – 15 de junho – foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas

14/06/2024

CMDI orienta como denunciar a violência contra a pessoa idosa. O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa – 15 de junho – foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos, que estabeleceu a comemoração em junho de 2006. Representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a algumas de nossas gerações mais velhas.

 

Cerca de 30 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais – 14% da população total do País em 2020. Projeções apontam que, em 2030, o número de pessoas idosas superará o de crianças e adolescentes até 14 anos (dados do Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde).

 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define as situações de violência contra pessoas mais velhas como ações que prejudicam a integridade física e emocional da pessoa, impedindo ou anulando seu papel social.

 

CMDI

CMDI orienta como denunciar a violência contra a pessoa idosa. O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa – 15 de junho – foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas

 

Segundo dados do Disque 100, mais da metade das denúncias de violência contra idosos, apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima. Grande parte dos suspeitos de cometer violência são filhos ou netos, por isso a dificuldade de denunciar.

 

São formas a violência econômica, patrimonial, física, moral, racial, homofóbica, religiosa, psicológica, abandono, etarismo e outras mais.
Em Jaraguá do Sul, são mais de 13 mil pessoas acima de 60 anos e a previsão é de que, em 2030, cheguem a 30 mil. Conforme o presidente do CMDI (Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos), Willian Piotto, e o secretário-executivo do CMDI, Tiago Neto, durante todo o mês serão realizadas ações nos clubes da terceira idade, levando informações e orientações acerca de como denunciar e aonde denunciar.

 

A violência contra o idoso pode ser definida como um grave problema de saúde pública e social, ainda subestimado e ignorado pelas sociedades mundialmente.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x