Saúde

Cobertura vacinal de crianças e adolescentes está abaixo do esperado

As campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação foram prorrogadas até o dia 30 de setembro

14/09/2022

Balanço parcial das campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 14 anos aponta que 291.946 cadernos foram atualizados e 222.377 doses contra a poliomielite (cobertura de 56,87%) foram aplicadas em crianças de um a quatro anos.

Santa Catarina segue como um dos estados com maior cobertura vacinal do país, mas, ainda assim, os números estão abaixo do esperado, tendo em vista que a cobertura vacinal desejada na campanha contra a poliomielite é de 95%.

No Estado, apenas 104 municípios (35,3%) já alcançaram a meta de vacinação, mas os outros 191 ainda estão com as coberturas abaixo do recomendado.

O Brasil não detecta casos de poliomielite (paralisia infantil) desde 1990. Em Santa Catarina, os últimos registros da doença foram em 1989. No entanto, segundo a gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Arieli Fialho, as baixas coberturas vacinais podem mudar esse cenário.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa que pode causar paralisia nos membros inferiores e, em casos mais graves, levar à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

 

PRORROGAÇÃO – As campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação que seriam encerradas no último dia 9 foram prorrogadas até o dia 30 de setembro. A decisão do Ministério da Saúde foi acompanhada pela Secretaria de Estado da Saúde devido às baixas coberturas vacinais alcançadas até o momento.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x