Código “Sinal Vermelho” é aprovado pela Câmara de Guaramirim
Os números de denúncias de violência doméstica aumentaram significativamente no período do isolamento social

Os lares não estão seguros para as mulheres durante a pandemia. Os números de denúncias de violência doméstica aumentaram significativamente no período do isolamento social. Lançada em junho do ano passado, a campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, de iniciativa da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) em parceria com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), tem por objetivo oferecer às mulheres vítimas de violência doméstica um canal silencioso de denúncia ao desenhar um X.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
A ideia central é que a mulher consiga pedir ajuda em farmácias, órgãos públicos e agências bancárias com um sinal vermelho desenhado na palma da mão. Nesses locais, atendentes, ao verem o sinal, imediatamente acionam as autoridades policiais.
O sinal “X” feito com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou em um pedaço de papel, o que for mais fácil, permitirá que a pessoa que atende reconheça que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e, assim, promova o acionamento da Polícia Militar.
A legislação já foi aprovada no plano federal e no plano estadual e, em Guaramirim, ela não está de fora. O projeto, de autoria da vereadora Maria Rosana Zermiani Franz foi aprovado em segunda discussão no dia 9 de dezembro e seguiu para sanção do prefeito Prof. Chiodini.
Se a mulher for até uma repartição pública ou entidade privada participante e mostrar um “X” escrito na palma da mão, se possível, em vermelho, os funcionários deverão adotar procedimentos para encaminhar a vítima a atendimento especializado. O texto prevê a realização de campanhas para divulgar o programa.
“O objetivo do projeto é promover ações e construir protocolos de segurança em Guaramirim”, registra a vereadora Maria Rosana.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!