Estadual

Colaboradores do Sicredi destinam mais de 5 toneladas de alimentos para Garuva

Campanha interna entre agências mostrou que cooperativismo e solidariedade caminham juntos.

28/07/2020

Por

Colaboradores do Sicredi destinam mais de 5 toneladas de alimentos para Garuva

Os colaboradores do Sicredi da região norte de Santa Catarina entregaram neste sábado (11/07) mais de 5 toneladas de alimentos para a comunidade de Garuva.

A arrecadação que equivale a mais de 500 cestas básicas e pode atender até 2000 pessoas foi fruto de uma ação desenvolvida no Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C.

Além dos alimentos também foram doados produtos de higiene e limpeza, móveis e roupas. Todos os itens arrecadados foram entregues no CREAS de Garuva e estarão disponíveis para comunidade por meio da assistência social, e a distribuição ficará a cargo da prefeitura.

Garuva foi fortemente prejudicada pelo ciclone bomba que atingiu o estado nos dias 30/06 e  01/07 e tirou pelo menos treze vidas. Milhares de famílias ficaram desabrigadas em todo estado.

Ao menos 241 municípios foram atingidos e atingiu 1,3 milhão de pessoas segundo informações divulgadas pela Defesa Civil. O Governo do Estado calcula pelo menos R$ 682 milhões em prejuízos.

 Especificamente em Garuva, mais de 40 casas e comércio foram destruídas, 70 postes foram totalmente destruídos e outros 100 danificados pelo ciclone. Segundo a Epagri, somente na agricultura Garuva já amarga prejuízos na casa de R$ 18 milhões.

Silvio Czarnik, gestor do Sicredi em Garuva estava dentro da agência na hora do fenômeno meteorológico e diz que sentiu na pele a angustia de todos os moradores. “É diferente quando a gente olha um evento deste de dentro, como um dos prejudicados, foi assustador”, resume.

Ele conta que a agência teve muitas vidraças quebradas e parte do teto danificada. Sobre as doações dos colegas de trabalho Silvio descreve que a comunidade está precisando muito de ajuda. “Ver uma doação de 5 toneladas chegar na cidade me deixa realizado. Se todos fizessem igual ficaria muito mais fácil para a comunidade garuvense”, avalia.   

Quem também ficou agradecido pela doação das 5 toneladas de alimentos foi o prefeito de Garuva, Rodrigo David, ele confessa que em um momento como este, onde a cidade foi atingida pelo maior evento climático da história de Santa Catarina, qualquer estrutura governamental se mostra insuficiente.

“Toda ajuda é bem-vinda e essa ação dos colaboradores do Sicredi nos enobrece”.

Ele conta que a cidade terá uma longa caminhada para retornar ao atendimento normal e estruturar as casas e equipamentos públicos prejudicados pelo ciclone.

Rodrigo avalia a ação do Sicredi como importante e histórica. “Com certeza o que o Sicredi está fazendo neste momento ímpar para a cidade vai ficar na memória de Garuva”.

Como receber as doações: As famílias que estiverem precisando das doações de alimentos, roupas ou móveis precisam entrar em contato com o CREAS e participar de uma avaliação socioeconômica pela assistência social.

A distribuição coordenada pela prefeitura busca ser justa e focada na transparência. O CREAS de Garuva fica na rua Francisco Piske, 69, em Garuva.

 

Notícias relacionadas

x