Sem categoria

Coleta de recicláveis inicia dia 20 com sacos amarelos

O objetivo é reduzir a quantidade de resíduos que é descartada no aterro sanitário e que o montante seja reaproveitado de diferentes formas, seja na reciclagem, ou pela produção de energia por meio do biogás

06/11/2019

Por

Coleta de recicláveis inicia dia 20 com sacos amarelos

A partir do dia 20 de novembro Massaranduba terá a coleta seletiva de resíduos urbano e rural, parceria entre a Prefeitura e o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Para tanto, já estão sendo entregues nas residências por equipes da Prefeitura os sacos plásticos na cor amarela com a identificação do Programa “Vale Muito Cuidar”, que são exclusivos para coleta seletiva. Neles poderão ser depositados papel, papelão, plásticos diversos, vidros (devidamente acondicionados), embalagens do tipo longa vida, isopor, entre outros. O caminhão recolherá o seletivo somente nesses sacos próprios. O calendário de recolhimento também está sendo entregue, sempre na quarta e quinta-feira, de acordo com o roteiro previamente estabelecido.

O recolhimento será feito por empresa licitada pelo CIMVI, da qual Massaranduba faz parte. Cada casa está recebendo cinco embalagens exclusivas para os resíduos recicláveis com a marca do Programa “Vale Muito Cuidar”. Afora isso está sendo feita a campanha de divulgação do cronograma e roteiro do recolhimento. A ideia é fortalecer e incentivar a separação dos materiais que serão recolhidos e enviados ao Parque Girassol, em Timbó, onde serão processados na Central de Valorização de Resíduos.

FINALIDADE – O objetivo é reduzir a quantidade de resíduos que é descartada no aterro sanitário e que o montante seja reaproveitado de diferentes formas, seja na reciclagem, ou pela produção de energia por meio do biogás. Fazendo parte da implantação da coleta seletiva foi feita ontem (5) uma visita à sede do Consórcio, em Timbó, para conhecer toda a estrutura e o processo da coleta e separação.

Recicláveis vão para a Central de Resíduos do consórcio CIMVI

Todo o material reciclado recolhido em Massaranduba e demais cidades consorciadas ao CIMVI vai para a Central de Valorização de Resíduos, parte do projeto que abrange o Parque Girassol, que fica em Timbó. A estrutura abriga o equipamento para a triagem do material reciclado e uma área de depósito para os materiais que são recolhidos nos ecopontos das cidades e encaminhados ao CIMVI. O Programa “Vale Muito Cuidar” de Educação Ambiental e Valorização de Resíduos Sólidos que está sendo implantado nos municípios pelo CIMVI se interliga com a Central, estrutura onde todo material vindo das cidades que farão a coleta seletiva será reaproveitado.

A empresa que fará a coleta nas cidades já está licitada por meio do Consórcio. O material para reciclagem deve ser colocado exclusivamente no saco amarelo com a identificação do Programa e onde está impresso, também, o brasão de Massaranduba. O recolhimento será semanal, nas quartas e quintas-feiras, a partir de 20 de novembro, iniciando às 7 horas. O recolhimento dos reciclados no Centro será nas quartas-feiras e nesse dia não haverá a coleta do lixo convencional.

Notícias relacionadas

x